O Programa ProAmazônia visa desenvolver pesquisas em lugares mais remotos do bioma amazônico e proteger seus recursos naturais. A iniciativa foi lançada durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal de São Carlos.

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Luiz Renato França, e o general do Comando Militar da Amazônia (CMA), Theóphilo Gaspar, foram responsáveis pela apresentação do programa ao público.

De acordo com França, cada região amazônica possui especificidades diferentes de logística, de clima e de solo. “Por isso a necessidade de conhecer cada região da Amazônia e desenvolver estudos em cima disso”, observou. “Com o programa queremos ampliar o intercâmbio e parcerias com o setor tecnológico nacional e internacional”, destacou.

Infraestrutura e logística para a região

Outros objetivos do ProAmazônia são oferecer infraestrutura e suporte logístico para os pesquisadores, desenvolver pesquisas científicas na região e aumentar a vigilância no combate a contrabandos.

Segundo Theóphilo Gaspar, é preciso conhecer a Amazônia para protegê-la e para integrar as regiões distantes ao restante do País. “Nós estamos perdendo a soberania da nossa terra com a exploração e tráficos dos minerais e animais”, advertiu o titular do CMA. A meta, segundo Gaspar, é tornar o ProAmazônia uma referência nacional na área de pesquisa na região e combinar o crescimento regional com a sustentabilidade e conservação dos ecossistemas.

Fonte: Portal Brasil