Em 18 de agosto, das 8h30 às 18h, em Brasília, acontecerá o 2º Seminário sobre Monitoramento Espacial Hidrológico em Grandes Bacias. Realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), da França, o evento é aberto para o público da ANA e de fora da instituição. As inscrições vão até 14 de agosto através de formulário eletrônico e as vagas são limitadas.

Durante o encontro, marcado para o Auditório Flávio Terra Barth, na sede da ANA, serão apresentados os trabalhos técnicos desenvolvidos nos últimos anos e os resultados do projeto de Monitoramento Espacial Hidrológico em Grandes Bacias (MEG-HIBAM), desenvolvido pela Agência Nacional de Águas em parceria com o IRD. O objetivo do 2º Seminário é difundir os trabalhos desenvolvidos em hidrologia espacial entre 2009 e 2014, considerando as propostas e avanços resultantes do MEG-HIBAM. Além da hidrologia espacial, também serão apresentados resultados da parceria nas áreas de qualidade de água e análise de sedimentos.

De acordo com a programação do 2º Seminário, a palestra de abertura será realizada pelo superintendente de Gestão da Rede Hidrometeorológica da ANA, Valdemar Guimarães, e o representante do IRD, Jean-Michel Martinez. Na primeira parte do evento, haverá mesas sobre técnicas de altimetria aplicada ao monitoramento de rios e sensoriamento remoto para determinação de processos sedimentares em rios e reservatórios. Após o almoço, outros três temas serão debatidos: monitoramento da qualidade da água; processamento e disponibilização de dados; e projetos de pesquisa e inovação em hidrologia espacial.

O evento deste ano dá continuidade ao evento realizado em 25 de julho de 2012, quando a ANA e o IRD apresentaram os resultados de 2009 a 2011 do Projeto Hidrologia Espacial Aplicada à Bacia Amazônica para a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e entidades parceiras, como o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Agência Espacial Brasileira (AEB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

MEG-Hibam

Realizado de janeiro de 2009 a dezembro de 2014, o projeto MEG-HIBAM buscou usar dados de satélite para produção de informações hidrológicas. O trabalho também visou a desenvolver ferramentas para permitir o processamento de dados espaciais por usuários ou de modo automatizado.

Durante a parceria, os técnicos do IRD transferiram conhecimentos para a ANA em duas técnicas: monitoramento de parâmetros de qualidade das águas por imagens de satélite MODIS e altimetria para o monitoramento do nível dos rios e lagos. Estas técnicas foram aplicadas de forma integrada com as redes convencionais de monitoramento já utilizadas pela Agência na Rede Hidrometeorológica Nacional, que possui mais de 4,5 mil estações pelo Brasil.

Confira aqui a programação completa

Fonte: ANA