Hoje, mais de 90% dos usuários usam Sistemas de Informações Geográficas (GIS/SIG) para produção de mapas temáticos no dia-a-dia do seu trabalho, mas você sabe fazer mapas de qualidade e orçar trabalhos de GIS?

Veja como fazer mapas de qualidade e orçar trabalhos de GIS

A cena é mais comum do que você imagina: apesar de contar com softwares cada vez mais avançados de GIS, o usuário consegue produzir mapas que atendam às boas práticas da Cartografia Temática ou simplesmente seus produtos não são agradáveis visualmente. Mas por que isso acontece?

Primeiro, vamos deixar bem claro que não existe uma “Norma Técnica” de Cartografia Temática. O que deve ser seguido pelos profissionais que trabalham com produção de mapas base são as Normas Técnicas da Cartografia Nacional, definidas pelo Decreto nº 89.817, de 20 de junho de 1984.

Mas além das Normas, pra quem trabalha com Cartografia, é imprescindível também conhecer muito bem as Leis que regem o setor, por vários motivos, mas principalmente para trabalhar dentro das Normas e sem correr riscos desnecessários.

Acesse aqui uma coletânea com a Legislação da Cartografia Nacional

Além desta questão da qualidade dos mapas, outro tema que aflige os profissionais que trabalham com Geoprocessamento é como orçar um serviço de GIS. Afinal, o que levar em conta?

Vários são os fatores que influenciam no custo final de um projeto GIS, como por exemplo a escolha do software, o uso de dados geoespaciais abertos ou pagos, a equipe que será envolvida, o prazo estipulado, a complexidade das análises e, é claro, o produto final que deverá ser entregue, seja ele impresso, na forma de um WebGIS, etc..

Como fazer mapas de qualidade e orçar trabalhos de GIS?

Você sabe fazer mapas de qualidade e orçar trabalhos de GIS?Pensando nisso, o Instituto GEOeduc realizará um treinamento online no qual serão apresentadas a teoria e as técnicas de Cartografia Temática e Digital, como funciona na prática a elaboração dos mapas com alta qualidade visual, e ainda como fazer – na prática – o orçamento de um trabalho GIS.

Este treinamento online sobre Cartografia Tematica, Mapas de Alta qualidade e Orçamento GIS terá aproximadamente duas horas de duração e será realizado nessa quarta-feira (5/8) a partir das 19h30 com transmissão ao vivo pela internet.

O instrutor será o Fabiano Cucolo, Geógrafo e Mestre em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP de Rio Claro, com 14 anos de experiência em Geotecnologias. Atualmente é consultor de Geotecnologias da Soloverdi Engenharia, atuando na SABESP (Projeto de Despoluição do Rio Tietê), além de projetos para outras empresas. Já atuou como Especialista em Geotecnologias em empresas como Imagem, Consestoga Rovers, SKY, Itau-Unibanco, Telemidia, Concremat, Cognatis, Gempi. Como Docente atua em cursos de pós-graduação da Unitoledo, ESIC e UNIRP.

Você poderá interagir com o instrutor via chat, terá acesso aos materiais apresentados no curso (pdf, vídeo, tutoriais para baixar os softwares e dados geográficos) e receberá seu certificado de participação após o treinamento.

 

botao-inscricao-webtreino-gis-baixo-custo

 

 

 

Clube de Assinantes GEOeduc

assinatura-webtreinamento-6 mesesAgora o GEOeduc conta com uma nova forma de participar nos WebTreinamentos: o Clube de Assinantes GEOeduc, através de uma assinatura semestral ou anual. Os treinamentos online do Instituto GEOeduc têm caráter prático e objetivo, com foco na resolução de um problema para que você aumente sua produtividade e melhore seus resultados.

Quer garantir o acesso a todos os webinars que serão lançados?

Veja aqui como assinar por 1 ano

Veja aqui como assinar por 6 meses

Fonte: GEOeduc