O objetivo é facilitar a transição de aplicações à nuvem e oferecer novas soluções combinando as vantagens de cloud pública e privada. A nova oferta permitirá otimizar recursos e custos operacionais, automatizar processos e controlar a informação de uma maneira unificada.

A Indra lança a GHybrid Engine, uma plataforma empresarial que combina seus ativos tecnológicos Cloud com os do Google (GPaaS da Indra e Google Cloud Platform) para colocar à disposição de seus clientes. É uma oferta de soluções avançadas que reúne as vantagens dos modelos suportados em nuvens privadas e públicas. Trata-se da primeira iniciativa conjunta desde a inclusão da Indra ao programa Google for Work Partner como Google Cloud Platform Technology Partner.

A GHybrid Engine proporciona serviços que facilitam a transição e adaptação de aplicações das empresas ao Cloud, assim como desenvolvimento em modo SaaS (Software as a Service) de novas soluções orientadas a resolver necessidades específicas. Os clientes poderão acessar um modelo híbrido que lhes permitirá utilizar tanto seus próprios data centers como servidores públicos sob demanda para mover informação e criar valor, monitorando e gerenciando de forma automatizada.

Ativos tecnológicos

Google Cloud Platform compreende um conjunto de serviços modulares que permitem desde a criação de simples portais até o desenvolvimento de aplicações complexas gerenciadas com potentes capacidades de armazenamento e computação.

Por sua vez, o GPaaS é uma suíte de ativos composta, entre outros, por um gestor de infraestrutura (iGIM) e um marketplace de soluções (iGBC) que possibilitam o desenvolvimento, execução e exploração de aplicações na nuvem como serviço frente a modelos de licenças tradicionais. Com capacidades especiais como o multitenant (prestação de serviços a partir de uma mesma infraestrutura a vários clientes) compatibilidade com standards, escalabilidade, alta disponibilidade, monitoramento, segurança e capacidades de desenvolvimento sobre diversas infraestruturas (IaaS).

Otimização de recursos e automatização

Os serviços que serão oferecidos pelas companhias proporcionarão às pequenas, médias e grandes empresas a oportunidade de otimizar seus recursos e custos operacionais, automatizar processos, controlar sua própria informação de uma maneira unificada e incrementar sua capacidade de negociação ao gerenciar diferentes nuvens públicas (Amazon Web Service, VMWare RackSpace, entre outras) e privadas de forma transparente.

Alguns exemplos de serviços são a gestão unificada de provedores Cloud, de forma que as empresas poderão escolher o mais vantajoso sem ter que enfrentar custos adicionais de transporte de infraestrutura ou o desenvolvimento ágil de aplicações web de processos para PMEs, entre outros. Outro importante serviço é a transformação de aplicações que requerem otimização de recursos para garantir sua operação normal perante um aumento de acesso de usuários (por exemplo, o lançamento de um novo produto por meio de campanhas publicitárias). Além disso, pretende-se facilitar o uso em modo SaaS de aplicações verticais open source como WordPress, Joomla e Drupal.

A Indra completa a oferta com sua metodologia OpTImiza, para ajudar seus clientes a determinar a melhor estratégia de transformação para a nuvem, e que permite classificar de maneira objetiva as soluções de software de uma organização por dois fatores chave: o esforço de transformação e o valor esperado (valor adquirido com a transformação).

A proposta da Indra e do Google é oferecer uma solução completa de produtos e serviços, que inclui a consultoria, transformação de aplicações, assim como o desenvolvimento de novos serviços e sua operação.

Como um dos primeiros passos desta aliança, destaca-se a participação da Indra, no último dia 17 de junho, no “Google Cloud Platform Partner Meetup” organizado pelo Google em seus escritórios de Milão. A Indra se apresentou pela primeira vez como Partner Tecnológico do Google e expôs aos parceiros e clientes do Google sua suíte de produtos GPaaS integrados com a Plataforma Cloud do Google.

Ao longo dos anos, tanto o Google como a Indra, de maneira independente, foram incluídos pelo Gartner em diversas publicações – além dos Magic Quadrant – nas quais a consultoria sinaliza as capacidades tecnológicas destas empresas como referência Cloud.

Sobre o Google

O Google foi fundado por Larry Page e Sergey Brin. Estima-se que conta com mais de um milhão de servidores em seus data centers ao redor do mundo. Segundo as cifras de 31 de dezembro de 2014, Google conta com 53.600 funcionários full time, com receita consolidada de 66 bilhões de dólares.

Sobre a Indra

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia, consultoria e outsourcing do país. A multinacional conta com escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros, quatro softwares labs e possui uma oferta diferenciada de soluções e serviços de alto valor agregado, que atendem os setores Financeiro, Energia e Utilities, Telecomunicações, Administração Pública e Saúde, Indústria, Transporte e Tráfego e Defesa e Segurança.

A Indra, presidida por Fernando Abril-Martorell, é uma das principais multinacionais de consultoria e tecnologia da América Latina e Europa. A companhia oferece soluções, serviços de Tecnologia da Informação e sistemas integrados para clientes em todo o mundo. A Indra possui um modelo de negócio diferenciado, baseado em suas próprias soluções (cerca de 65% do total da receita em 2014) com clientes líderes em diversos países. Em 2014, obteve receita de 2,9 bilhões de euros e registrou um total de 39.000 funcionários. A empresa tem presença em 46 países e projetos em 149 países.