Novo software de geomarketing alia tecnologia avançada e expertise do FBDE|NEXION, simplificando ainda mais a produção de mapas e permitindo às empresas criarem e analisarem de forma rápida dados geográficos importantes

Por Eloiza de Oliveira Frederico

O FBDE|NEXION lançou no primeiro semestre de 2015 o Workmap PRO, uma nova versão do software de geoprocessamento que simplifica ainda mais a produção de mapas, o que permite às empresas, de forma rápida e fácil, criar e analisar dados geográficos importantes. “Trata-se de uma tecnologia alemã de geoprocessamento que levou dois anos de investimento, não só financeiro, mas de trabalho, uma vez que a versão atual está baseada na experiência de 40 anos em inteligência de mercado do FBDE|NEXION, o que possibilitou o desenvolvimento de um sistema que atende as necessidades das empresas”, ressalta o diretor de marketing da consultoria, João Bido. Ele lembra ainda que o Workmap PRO é um software de inteligência de dados e localização testado e aprovado pelo mercado brasileiro há mais de 10 anos, usado por mais de 100 empresas nacionais e multinacionais.

As empresas que planejam expandir as atividades para novos mercados ou explorar oportunidades para otimizar as operações existentes, estão se voltando para a análise espacial. De acordo com o João Bido, no lugar de trabalhar os dados presos em planilhas estruturadas, os gestores estão optando pela utilização de mapas visualmente acessíveis, pois dessa forma enxergam as conexões entre as informações e os conduzem a uma percepção dos dados mais aprofundada e analítica. “O Workmap PRO é uma ferramenta de análise de informações que permite a consulta de acordo com a necessidade e estratégia da área comercial da empresa. É um instrumento que traz visual para o estatístico. Em qualquer empresa do mundo, por melhor que seja o gestor, ele não tem a noção exata da localização dos municípios onde a força de vendas atua ou deixa de atuar, por exemplo. “Trabalhando com o Workmap PRO ele tem uma flexibilidade para identificar cidades, regiões, microrregiões e assim fazer análises mais precisas, com o objetivo de elevar a produtividade e assertividade.” explica Bido.

A tecnologia também viabiliza personalização de recursos conforme os interesses em diferentes momentos da empresa. Pode-se criar, por exemplo, padrões para determinar, por região, quais clientes não fizeram pedidos nos últimos meses ou os que efetuaram compras acima de um determinado valor. “O software permite uma infinidade de visualizações, a partir dos dados e necessidades do cliente. É como se fosse uma ferramenta visual simples da planilha do Excel”, exemplifica Bido.

O executivo lembra que o Workmap PRO é um sistema baseado em mapas digitais, que simplifica e democratiza a cartografia para as funções diárias do negócio. Com uma interface de usuário intuitiva, capacidade de edição ao vivo e diversas funcionalidades, o software é o único do mercado que necessita apenas de 4 horas de treinamento, enquanto outros similares demandam dias e até meses para tornar o usuário apto para utilizá-los. Além das horas dedicadas ao treinamento, estes sistemas de informação geográfica são tão complexos que necessitam de cientistas de dados e especialistas para a operação. Já a interface do Workmap PRO é simples e não exige usuário especializado na área de tecnologia da informação (TI), permitindo que as empresas enxerguem seus dados rapidamente e impulsionem a inovação antes dos concorrentes. “É um sistema que atende o técnico e o usuário comum. A área de marketing não fica dependente da área de TI para a produção de relatórios”.

Softwares como Workmap PRO podem ser definidos como uma tecnologia especialmente focada na comunicação da informação geográfica. “O mundo atual está baseado em conexões. Os executivos querem usar os dados reais e observá-los em novas formas, cada vez mais sofisticadas e rápidas. A compreensão dessas conexões é mais do que apenas vê-las; é usá-las em toda a sua extensão e potencialidade, com o objetivo de melhorar a dinâmica das relações comerciais e tomar as melhores decisões de negócios”, sentencia João Bido.

Veja abaixo uma demonstração do software Workmap PRO: