O professor aposentado da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Camil Gemael, considerado o pioneiro da Ciência Geodésica no Brasil, morreu na tarde desta quarta-feira (12), aos 92 anos de idade, em Curitiba. O velório será realizado a partir das 7 horas desta quinta-feira (13), no cemitério Parque Iguaçu, e o sepultamento está previsto para as 15 horas no mesmo local. Gemael deixa quatro filhos e oito netos.

Livro Introdução a Geodésia Física do professor Camil Gemael

Nascido em Rio Negro, Gemael se formou em engenharia civil no ano de 1950 pela UFPR, onde também fez doutorado. Na sequência, ele fez pós-doutorado nos Estados Unidos, em Geodésia Espacial. Os estudos o ajudaram a abrir, em 1972, um curso de pós-graduação na UFPR, de Ciência Geodésica, o único do País e um dos mais conceituados do mundo.

“Ele foi pioneiro na área, teve um grande volume de publicações científicas e era um professor estimado por todos. Alegre, de bom convívio. Ele deixa um grande legado”, afirmou o diretor do Setor de Ciências da Terra da UFPR, o geólogo Donizeti Antonio Giusti.

O curso de pós-graduação também serviu, segundo Donizeti, para criar outro curso, o de graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, reconhecido pela qualidade. “Ele era um defensor da universidade pública de qualidade, lutava por isso”, completou ele.

O servidor público Davi Gemael de Alencar Lima, neto de Gemael, contou que sempre ouviu falar do trabalho do avô. “A gente sempre escutou as pessoas falarem que ele era um dos melhores professores que elas já tiveram, a maior autoridade no assunto”, comentou ele.

Gemael foi aposentado compulsoriamente da UFPR aos 70 anos de idade, mas continuou ajudando a instituição, segundo Davi. “Ele continuou ensinando por mais um tempo. Era difícil encontrar gente com aquele nível de especialização. E ele não gostou de ter sido aposentado. Se dependesse dele, ele daria aula o resto da vida”, afirmou o neto.

O professor aposentado descobriu uma leucemia há cerca de uma semana, depois de fazer exames para investigar a falta de apetite. Ele morreu em casa, por volta das 15 horas

Fonte: Gazeta do Povo