Indicadores sobre infraestrutura urbana, capital humano, renda e trabalho compõem o Índice de Vulnerabilidade Social

O Ipea lançará na terça-feira, dia 1º de setembro, às 10h, uma publicação e uma base de dados que revelam o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) dos 5.565 municípios brasileiros, das Unidades da Federação, das macrorregiões e do país. O Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios Brasileiros permite observar a evolução de cada localidade entre 2000 e 2010 e identificar os territórios onde há situações indicativas de exclusão e vulnerabilidade social – algo essencial para a orientação de gestores públicos municipais, estaduais e federais.

O IVS é composto por 16 indicadores divididos em três dimensões: infraestrutura urbana, capital humano, e renda e trabalho. A publicação aponta o avanço dos indicadores em todas as dimensões, refletindo a ampliação do acesso, pela população, aos direitos sociais. Dentre os indicadores abordados no Atlas, os que mais evoluíram em cada uma das dimensões foram o acesso ao serviço de coleta de lixo (dimensão infraestrutura urbana), a queda da mortalidade infantil (dimensão capital humano) e a redução do trabalho informal (dimensão renda e trabalho).

Lançamento

O lançamento do Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios Brasileiros ocorrerá na sede do Ipea, em Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Bloco J, Edifício BNDES/Ipea, auditório do subsolo). Os dados serão apresentados pelo diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea, Marco Aurélio Costa. Também participarão da mesa de debate o presidente do Instituto, Jessé Souza, a diretora executiva da Fundação Seade, Maria Helena Guimarães de Castro, e a secretária-adjunta de Avaliação e Gestão de Informação, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Paula Montagner.

Fonte: Ipea