A Trimble desenvolve tecnologias para transformar e melhorar o modo como o mundo trabalha. Com a integração de dados de posicionamento, transmissão em tempo real e processamento de informações, a Trimble oferece soluções completas de ponta-a-ponta para ampliar a produtividade, segurança e sustentabilidade em projetos para indústrias e governos. Com essa experiência e expertise, a Trimble e o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística assinarão convênio para implantar e fomentar tecnologias BIM (Building Information Modeling) para melhorar a integração e a redução das incompatibilidades em projetos de empreendimentos.

O BIM é hoje a metodologia que está aprimorando os processos do setor de construção mantendo o foco no gerenciamento de informação, ao fazer o levantamento topográfico do terreno, modelagem arquitetônica e estrutural, continuando com o processo de levar os modelos 3D para o campo através de sistemas de posicionamento dos pontos na obra, garantindo, assim, que o projeto seja executado conforme planejado. Além disso, ele permite o controle do cronograma, a quantificação de todo o processo e respectiva orçamentação. Com todo este controle, o desperdício é reduzido drasticamente, garantindo assim o uso sustentável dos recursos.

A constante necessidade em melhorar os processos de obras públicas, aumentando a qualidade e a precisão deles, mitigando riscos, evitando desperdícios e, por consequência, aumentando a transparência das decisões, faz com que a utilização de soluções BIM facilitem a viabilização de empreendimentos ecologicamente corretos e economicamente viáveis, já que tais ações possibilitam a simulação de todo o ciclo de vida do empreendimento, do planejamento e execução da obra à sua efetiva utilização.

“Esse acordo é de extrema importância, tanto para a Trimble, quanto para o Governo do Paraná, pois nos permite conscientizar a opinião pública, organizações governamentais e não governamentais sobre os benefícios da implantação de novas tecnologias na gestão de obras públicas”, afirma Fátima Gonçalves, Diretoria de Novos Negócios da Trimble Brasil.

A cerimônia de assinatura do convênio acontecerá no próximo dia 01 de Setembro no Instituto de Engenharia do Paraná e contará, logo após o evento, com uma palestra sobre a tecnologia BIM e sua empregabilidade em obras públicas. Com o objetivo de fornecer aos participantes uma visão de como investir em planejamento pode aumentar a previsibilidade e a qualidade dos projetos, gerando elementos que ajudam a mitigar riscos e tornar mais rápida, econômica e de maior qualidade a construção destes projetos, a palestra abordará de maneira rápida todas as etapas, desde o estudo de viabilidade técnica, passando pelo site survey (topografia), continuando com soluções de design, estimativas de custo e cronograma, movimentação de terra, construção, operação e manutenção. A palestra será ministrada por Fátima Gonçalves e Luis Viveros – Engenheiro de Vendas de Software da Divisão de Construção Pesada da Trimble Navigation.

Esta palestra acontece dentro das atividades relacionadas à assinatura do convênio entre o Governo do Paraná e a Trimble com a finalidade de fomentar a adoção dos processos BIM. No início de junho, como etapa preliminar, ocorreu o treinamento no software de modelagem 3D Tekla, que durou uma semana e forneceu aos participantes uma visão de como modelar, extrair quantitativos e cronograma em construções de edifícios ou elementos de infraestrutura, como pontes e viadutos, barragens, etc. Já na semana de 31/08 a 04/09 a Trimble realizará, no Instituto IDD, o treinamento no software de planejamento de traçado de rodovias/ferrovias Quantm, da Trimble Planning Solutions, que permitirá aos participantes avaliarem a qualidade e o custo de um projeto real do Estado realizado de maneira tradicional e os ganhos de produtividade, mitigação de riscos e redução de custos derivados do investimento em planejamento.

“É muito bom e gratificante promover o intercâmbio de conhecimento e experiências, ideias e ideais entre o Governo, empresas de tecnologia, comunidade científica nacional e internacional. A Trimble tem como lema desenvolver tecnologias para transformar e melhorar o modo como o mundo trabalha e é exatamente isso que esse convênio propõe: mudar e melhorar a maneira que os Governos gerenciam suas obras. Estamos em conversas com outros Governos para realizar parcerias semelhantes, o que mostra que os agentes públicos estão, de fato, preocupados com uma melhor eficiência em suas obras”, completa a executiva.

Sobre a Trimble

A Trimble desenvolve tecnologias para transformar e melhorar o modo como o mundo trabalha. Com a integração de dados de posicionamento, transmissão em tempo real e processamento de informações, a Trimble oferece a solução completa de ponta-a-ponta para ampliar a produtividade, segurança e sustentabilidade em projetos para indústrias e governos. Presente com seus produtos no País há mais de três décadas, a Trimble contribui com suas soluções para que o Brasil explore o máximo de seu potencial de desenvolvimento nas áreas de Agricultura, Construção Civil Pesada, Transporte & Logística, Aplicações Geoespaciais e Construções Verticais.

Fundada em 1978, a Trimble está sediada em Sunnyvale, Califórnia. Para mais informações, visite: www.trimble.com.br.