No início do século XX, era função do Observatório Nacional (ON/MCTI) fazer a previsão das marés oceânicas para o Porto do Rio de Janeiro. De 1912 a 1964, era utilizada uma máquina de fabricação inglesa para executar este trabalho – depois atribuído à Marinha do Brasil. Porém, agora será com auxílio de tecnologia de ponta que o ON voltará a exercer a atividade de previsão de marés na capital fluminense e em outros 55 portos em diferentes regiões do Brasil.

A Divisão de Atividades Educacionais do ON desenvolveu um programa utilizando ferramentas de Astronomia e Geofísica, que compila os dados oceanográficos das Tábuas de Marés publicadas pela Marinha. A aplicação, batizada de Astro-mares, visa simular eventos astronômicos associados ao fenômeno das marés, como a perturbação da Lua e do Sol sobre a Terra.

Com o programa, o usuário poderá obter uma visualização aproximada em três dimensões das marés dos oceanos, acompanhada de um texto explicativo. A aplicação, de utilidade pública, é de fácil navegação e pode ser acessada por meio de computadores e de smartphones que possuam navegadores capacitados a executar a tecnologia WebGL.
Para usar o programa Astro-mares, acesse este link: http://daed.on.br/astro/mares.

Fonte: Observatório Nacional