O livro “GPS – Uma Abordagem Prática”, lançado em 1998, a partir da sua 2. edição em 2000, passou a ser recomendado pela Diretoria de Portos e Costa (DPC – Marinha do Brasil) como bibliografia para o exame da categoria de Capitão Amador, conforme Informativo Marítimo de Outubro/Dezembro de 2001. O livro aborda a operação dos receptores GNSS em aplicações Náuticas, Terrestres e de Geoprocessamento.

Nesta quinta edição, revista e ampliada, o livro aborda as principais funcionalidades dos modernos receptores GNSS (Global Navigation Satellite System) que utilizam tanto o sinal do sistema americano GPS, como do sistema russo GLONASS. Além das tradicionais funções de navegação, novos conceitos são abordados em detalhes nesta nova edição: um novo tipo de GOTO (Sight’N Go), Geotag (Waypoint na forma de Fotografia Digital), o novo Datum oficial do Brasil, Arquivos GPX (GPs eXchange format) e NMEA-2000. Por outro lado, conceitos teóricos de Navegação, Cartografia Náutica e Maritime Awareness, também são abordados.

O livro, além de ricamente ilustrado com mapas, gráficos e exemplos de telas das principis funções de navegação; traz um guia “passo-a-passo” da operação dos principais receptores GNSS da atualidade: Garmin, Furuno e Raymarine.

Sobre o Autor

José Antônio Manso é Engenheiro de Pesca com Especilização em Geoprocessamento; Mestrado em Ciência da Computação pelo CIn-UFPE e pela Universidade de Ottawa (Canadá); também é habilitado como Capitão Amador.