A comunidade OpenStreetMap latino americana comemora a realização do evento State Of The Map LATAM , que reuniu, no dias 4, 5 e 6 de setembro em Santiago do Chile, a comunidade OpenStreetMap da região.

Participaram palestrantes do mundo inteiro. Nosso enviado especial notou as palestras que mostraram o potencial de melhoria rápida do mapa colaborativo com o envolvimento de governos.

Os correios brasileiros compartilharam a experiência pioneira que fizeram em Trindade, Goias. Em 2 horas somente, treinaram alguns colaboradores, carteiros e outros, que consertaram, nas semanas seguintes, todo o mapa da cidade. “Ensinar as equipes a utilizar a ferramenta web, editor ID do OSM, foi mais fácil que ensinar a fazer uma mapa com Caneta” explicou José Luiz Moraes que coordenou a experiência. Este teste abre a perspectiva de gerar mapas de qualidade de grande “frescor” se os 65.000 carteiros passarem a melhorar os mapas das suas cidades.

Armando Aguiar del INEGI (Instituto de Estatística y Geografia) do México, mostrou como decidiram, com apoio da lei, liberar os dados obtidos no senso que estão sendo carregados no OSM.

Teve também muitas apresentações como mesas redondas em torno de projetos e tecnologias ligadas ao OpenStreetMap.

A realização de um evento como este, segundo sua organização, confirma que o OpenStreetMap está se tornando uma mudança maior no mundo da geografia contemporânea.