Deslizamentos em bairro Valparaíso -Blumenau/SC

No próximo dia 30 de setembro, encerram-se as inscrições para o recebimento de artigos científicos sobre o tema “Desastres Naturais”, direcionadas à edição da Revista Brasileira de Cartografia (RBC), revista oficial da Sociedade Brasileira de Cartografia, Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto.

Esta será a primeira edição especial direcionada exclusivamente para o tema “Desastres Naturais” e está sendo organizada pela pesquisadora Liana O. Anderson, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e pelo pesquisador Alan Salomão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“O tema desastres naturais e socioambientais representam um desafio para toda a comunidade científica e para a sociedade. Para identificar, direcionar e responder questões complexas – que envolvem a identificação de padrões espaço-temporais de riscos e de eventos extremos e seus impactos sociais, ambientais e econômicos – é necessária a integração de diversas áreas do conhecimento”, afirma a pesquisadora do Cemaden.

A Revista Brasileira de Cartografia é um periódico com mais de 40 anos de existência. A elaboração desta edição especial da RBC visa identificar os grupos de pesquisa atuantes no País, estimular e intensificar o debate no âmbito nacional deste tema e fortalecer a interação entre pesquisadores interessados nesta nova área do conhecimento, informa Liana Anderson.

Os interessados em inscrever artigos no tema ” Desastres Naturais” podem acessar o link da RBC : http://www.rbc.lsie.unb.br/index.php/rbc

Fonte: MCTI