A Esri, líder mundial na tecnologia de Sistemas de Informação geográfica (SIG), elaborou uma infografia na forma de mapa – Story Map – que ajuda a compreender a crise dos refugiados na Europa.

O Story Map Syria: Epicenter of a Deepening Refugee Crisis, que está redigido em Inglês, pode ser consultado aqui e partilhado nas redes sociais, num blogue ou num website, de forma fácil e totalmente gratuita.

Este mapa interativo mostra para onde estão a deslocar-se os refugiados vindos da Síria, os locais onde existem campos de refugiados, as rotas migratórias em direção à Europa, por mar e por terra, mas também as quotas de emigração na União Europeia e o número de mortes registadas em 2015. O mapa mostra ainda a origem e os principais destinos dos grupos de refugiados em todo o mundo.

A visualização destes movimentos migratórios num mapa ajuda a compreender melhor a crise atual, mas, acima de tudo, a verdadeira dimensão da viagem e dos obstáculos
que estas pessoas têm que ultrapassar.

Os Story Maps utilizam a Geografia como uma forma de organizar e apresentar informação. Contam a história de um lugar, um evento, um assunto ou um padrão num contexto geográfico e de uma forma simples e apelativa. Os Story Maps combinam mapas interativos com outros conteúdos como texto, fotografias, vídeos e som, numa experiência de utilização básica e muito intuitiva.

Para criar um Story Map, basta registar-se numa Conta Pública gratuita do ArcGIS Online, desenhar o seu mapa e criar uma aplicação web através dos templates disponibilizados gratuitamente pela Esri.

Para mais informações, visite a página dos Story Maps da Esri ou contacte a Esri Portugal.