O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) realiza na República do Congo e na Itália a capacitação técnica no monitoramento por satélite de florestas tropicais, tecnologia essencial na implantação de políticas para REDD – Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação em Países em Desenvolvimento.

Nestes países, os colaboradores do Centro Regional da Amazônia (CRA) do INPE, Amelie Arquero, Luís Sadeck e César Diniz, ministram mais uma edição do “Curso Internacional de Monitoramento de Florestas Tropicais – metodologia PRODES”. Arquero e Sadeck estão desde o dia 8 de setembro em Brazzaville, a maior cidade da República do Congo, e César desembarcou no último dia 12 em Roma, Itália. A capacitação segue em cada cidade até os dias 28 de setembro e 6 de outubro, respectivamente.

O sucesso de políticas relacionadas a REDD depende da capacidade dos países em medir e comprovar a veracidade de suas informações sobre florestas, algo que o Brasil, através do INPE, realiza há vários anos. O Instituto oferece a capacitação técnica necessária ao monitoramento para REDD por meio de parcerias, como com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Amelie Arquero e César Diniz são consultores internacionais da FAO.

Durante o treinamento os técnicos estrangeiros aprendem a utilizar o software TerraAmazon, desenvolvido pelo INPE com o apoio da Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE) para os sistemas de monitoramento do Instituto, como o PRODES.

Em Bazzaville a capacitação é realizada em francês por Amelie Arqueiro e pelo analista em Geotecnologia do CRA, Luís Sadeck, para 12 participantes do Centro Nacional de Inventário dos Recursos Faunísticos e Florestais (CENIAF, na sigla em francês).

A chefe do Relatório de Monitoramento e Verificação do CENIAF, Carine Saturnine Milandou, que já havia participado de treinamento anterior, diz: “Estamos envolvidos no processo REDD e nesse contexto estou muito feliz de ver o curso acontecer aqui no Congo para capacitar nossa equipe. A ferramenta TerraAmazon será implantada em nossos serviços”.

O monitoramento do desmatamento na Amazônia feito pelo INPE é reconhecido internacionalmente por sua excelência e pioneirismo. O PRODES, criado em 1988, é considerado o maior programa de acompanhamento de florestas do mundo e cobre 4 milhões de Km² todos os anos. O resultado do PRODES revela a taxa anual do desmatamento por corte raso na Amazônia brasileira e tem orientado a formulação de políticas públicas para a região.

Fonte: Inpe