Devido ao potencial de cooperação técnica e de intercâmbio de experiências na temática de recursos hídricos, o Brasil e a Coreia do Sul firmaram na cidade sul-coreana de Daejeon um Memorando de Entendimento que estabelece o interesse mútuo de cooperação em temas relacionados a água. Pelo lado brasileiro assinou o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, e pelo lado asiático firmou o documento o presidente da Corporação de Recursos Hídricos da Coreia do Sul (K-Water), Choi Gae Woon. O encontro aconteceu em 22 de setembro.

O Memorando de Entendimento contempla como temas principais para cooperação: gerenciamento de rios, recuperação de mananciais em áreas urbanas, controle de cheias e desastres, proteção e gestão sustentável das águas, impacto das mudanças climáticas, sistemas de informação, cooperação em fóruns internacionais, entre outros assuntos de interesse mútuo.

Por meio da cooperação, Brasil e Coreia do Sul poderão realizar visitas e intercâmbios técnicos de modo a favorecer a troca de informações técnicas, organizar seminários e simpósios técnicos e outras formas de cooperação definidas conjuntamente.

Durante a cerimônia de assinatura do Memorando de Entendimento foram destacados os temas relacionados a Tecnologias de Comunicação e Informação e a interface com os recursos hídricos, projetos integrados de desenvolvimento para controle de cheias e adaptação às mudanças climáticas.

A missão da ANA na Coreia do Sul também realizou visitas técnicas à nova obra do canal para controle de cheias ARA Betgil, construído entre 2012 e 2015, e aos trabalhos mundialmente reconhecidos de recuperação de rios urbanos e de gerenciamento e uso integrado dos reservatórios.

Fonte: Ana