O lançamento do Atlas da Vulnerabilidade Social – Regiões Metropolitanas será em São Paulo, no dia 5 de outubro

O Ipea apresentará no próximo dia 5 de outubro o Atlas da Vulnerabilidade Social – Regiões Metropolitanas. Complementar ao Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios, divulgado no início de setembro, a nova publicação e a base de dados trarão os índices de vulnerabilidade social (IVS) de 16 Regiões Metropolitanas brasileiras e suas Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs): Belém, Belo Horizonte, Vale do Rio Cuiabá, Curitiba, Região de Desenvolvimento Integrado do Distrito Federal (RIDE-DF), Fortaleza, Goiânia, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Grande São Luís, São Paulo e Grande Vitória.

O IVS é composto por 16 indicadores divididos em três dimensões: Infraestrutura Urbana, Capital Humano, e Renda e Trabalho. De um modo geral, a publicação aponta redução na vulnerabilidade social em todas as Regiões Metropolitana (RMs) analisadas e nas três dimensões do IVS. O destaque é a redução da vulnerabilidade em regiões metropolitanas do Nordeste e na RM do Vale do Rio Cuiabá – que apresentou o segundo melhor IVS entre as dezesseis analisadas. A dimensão Renda e Trabalho foi a que apresentou maiores avanços, verificados na maioria das RMs, sobretudo no indicador que mede a taxa de desocupação da população.

Lançamento

O lançamento do Atlas da Vulnerabilidade Social – Regiões Metropolitanas ocorrerá em São Paulo, no Auditório B, do mezanino do Edifício CIDADE I (Rua Boa Vista nº 170 – Centro), às 14h. Os dados serão apresentados pelo presidente e pelo diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea, respectivamente, Jessé Souza e Marco Aurélio Costa, pela gerente de Metodologia e Estatística da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados do Estado de São Paulo (SEADE-SP), Maria Paula Ferreira, e pela coordenadora de Estudos em Desenvolvimento Urbano do Ipea, Bárbara Oliveira Marguti.

Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Fundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais – possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro – e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.