O novo livro publicado pela Esri ensina como utilizar o sistema de informação geográfica (SIG) para analisar e visualizar dados LIDAR. Making Spatial Decisions Using GIS and Lidar: A Workbook (Tomando Decisões espaciais utilizando GIS e Lidar) é o terceiro livro de uma série escrita por Kathryn Keranen e Robert Kolvoord. O livro apresenta aos leitores problemas que precisam ser resolvidos usando dados de radar de laser e as ferramentas de análise geoespacial em softwares SIG da Esri, como ArcGIS para Desktop.

O livro, de nível universitário para estudantes e profissionais de tecnologia geoespacial, contém 10 módulos de aprendizagem que ensinam como usar os dados LIDAR com GIS para responder perguntas e tomar decisões sobre situações reais.

Os exercícios incluem desde determinar quanto do solo é necessário escavar para a construção de uma garagem subterrânea, localizando torres de telefonia celular para a cobertura máxima do sinal, colocando painéis solares com base na quantidade de radiação solar em uma área até análises como o grau em que o litoral mudou depois de um grande furacão, por exemplo. Além disso, o livro aborda técnicas básicas de análise de dados LiDAR, modelagem 2D e 3D de análise volumétrica, mapas de sombra, floresta análise altura da vegetação, e outras análises relacionadas com o LIDAR.

LiDAR é um sistema de sensoriamento remoto óptico que utiliza um laser para medir a topografia, vegetação, objetos como edifícios, e o fundo do oceano em algumas profundidades. Os dados coletados podem ser usados para criar modelos de elevação e de terreno de alta precisão.

Fonte: GeoCommunity