A obra traz assuntos que devem moldar o contexto mundial até 2030, nas áreas de população, geopolítica, ciência e tecnologia, economia e meio ambiente, segundo personalidades internacionais

O Ipea lançará na próxima quarta-feira, 14 de outubro, às 9h, o livro Megatendências Mundiais 2030: o que as entidades e personalidades internacionais pensam sobre o futuro do mundo? Organizado por Elaine Coutinho Marcial, coordenadora-Geral de Planejamento, Gestão Estratégica e Orçamento do Ipea, a publicação visa contribuir para um debate de longo prazo sobre o Brasil. A mesa de abertura do lançamento contará com a participação de Alexandre Cunha, diretor de Desenvolvimento Institucional do Ipea, Mariano Laplane, presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), e Márcio Gimene, presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira do Planejamento e Orçamento (ASSECOR). O evento será no auditório Divonzir Gusso, no Ipea, em Brasília.

O livro apresenta 26 megatendências que devem moldar o contexto mundial até 2030 nas áreas de população e sociedade, geopolítica, ciência e tecnologia, economia e meio ambiente, segundo a perspectiva de entidades e personalidades de prestígio internacional. Quais as oportunidades e as ameaças para o Brasil que essas megatendências mundiais trazem? Qual deverá ser o posicionamento do Brasil frente a essas megatendências mundiais? Esses são alguns dos questionamentos levantados pelos autores, que deverão ser respondidos com base na análise das 202 sementes de futuro apresentadas na obra.

O evento terá ainda uma mesa de debates, com a participação do diretor-adjunto de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea, Antônio Lassance, do coordenador-geral de pesquisa do Instituto de Pesquisas de Relações Internacionais (IPRI), Alessandro Candeas, do diretor de Desenvolvimento Institucional do Ipea, Alexandre Cunha, além de Mariano Laplane e Márcio Gimene. Para participar, basta enviar e-mai para eventos@ipea.gov.br confirmando a presença.

Até 2100

Esta publicação é o produto inicial de um projeto com duração de sete anos, que apresentará cenários para o Brasil contemplando os horizontes temporais de 2035, 2050 e 2100, com o intuito de identificar as possibilidade de futuro existente para o Brasil e indicar escolhas estratégicas.

Até o fim de 2015, será lançada a Plataforma Brasil 2100 – um espaço de diálogo permanente entre a sociedade civil e estado, para a construção de cenários. A construção dos cenários vão considerar quatro dimensões: social, econômica, territorial e político-institucional.

Confira a programação

Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

www.ipea.gov.br

Fundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais – possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro – e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.