A consulta, online, subsidiará pesquisa sobre cidades sustentáveis

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lançou, no dia 6, consulta online para implementar pesquisa sobre cidades sustentáveis. O questionário tem como objetivo identificar os principais desafios e potenciais soluções para cidades mais sustentáveis no Brasil por meio de perguntas objetivas e subjetivas.

Segundo o líder do projeto, Cristiano Cagnin, o direcionamento da consulta visa a complementar um mapeamento iniciado em abril deste ano. O estudo contextualiza desafios e soluções em metrópoles (mais de um milhão de habitantes), cidades médias (entre cem mil e um milhão de habitantes) e pequenas (até cem mil habitantes) e busca identificar critérios de priorização para guiar a atuação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A metodologia utilizada é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e estabeleceu critérios para traçar recortes no território nacional. O País foi dividido em duas macrorregiões. “O problema pode ser o mesmo em uma metrópole e em uma cidade pequena, mas a solução possivelmente será diferente, porque levará em consideração a realidade daquele contexto”, completa Cristiano.

O questionário, disponível até o dia 26, vai também refinar o conceito que os especialistas criaram de uma cidade sustentável, que abarca inclusão, qualidade de vida e moradia, reconciliação com a natureza, resiliência, segurança, entre outros valores. Para Cristiano, os resultados ajudarão a desenhar uma agenda política para cidades mais sustentáveis no Brasil.

Os resultados deverão ser apresentados e debatidos em seminário internacional, nos dias 19 e 20 de novembro. Os interessados podem participar da pesquisa neste link.

Fonte: MCTI