Imagem: Esri

O acervo acumulado e a capacidade de produção e consumo de dados geográficos estão em franca expansão. Assim, podemos separar a estrutura tecnológica do GIS Web em três camadas principais: armazenamento, distribuição e interação.

Essas camadas podem ser implementadas hoje por diferentes soluções disponíveis no mercado (gratuitas e pagas), sendo possível inclusive utilizar o conceito de SAAS (software as a service), onde uma solução, geralmente na nuvem, construída por uma empresa, é disponibilizada aos clientes mediante a um valor mensal ou anual.

Em outras palavras, é possível “alugar” em empresas especializadas algumas ou todas as três camadas necessárias para montar seu GIS Web como, por exemplo, as soluções do ArcGIS Online, GIS Cloud e QGIS Cloud (há alguns planos gratuitos), dispensando assim a necessidade de se criar dentro de uma empresa a estrutura de hardware, software e recursos humanos dedicados ao GIS Web.

Para entender a estrutura tecnológica por trás do GIS Web e utilizar essa ferramenta para compartilhar informações geográficas, acesse o artigoDecifrando os mapas online: colocando o conhecimento geográfico na rede” disponível na Revista MundoGEO edição 82.