A Agência Espacial Americana (NASA) lançou, nesta segunda-feira, um novo website que disponibiliza imagens do lado iluminado da Terra diariamente. As imagens são tomadas por uma câmera NASA a partir do Observatório Deep Space Climate Observatory (DSCOVR), uma parceria entre a NASA, NOAA e da Força Aérea americana.

Uma vez por dia, a NASA publicará, pelo menos, uma dúzia de novas imagens coloridas adquiridas a uma resolução temporal de 12 a 36 horas pela câmera Epic (Earth Polychromatic Imaging Camera). O site possui um arquivo de imagens para acesso por data e/ou continente obtidas pela EPIC.

EPIC é uma câmera CCD e telescópio de 4 megapixels. As imagens da Terra de cores são criadas a partir da combinação de três imagens de uma só cor separadas para criar uma imagem de qualidade fotográfica equivalente a uma câmera de 12 megapixels. A câmera tira uma série de 10 imagens usando diferentes filtros de banda estreita – do ultravioleta ao infravermelho próximo. As imagens do canal vermelho, verde e azul são usadas para criar as imagens a cores. Cada imagem possui cerca de 3 megabytes de tamanho.

“A resolução efetiva da câmera é algo entre 10 a 15 km” disse Adam Szabo, cientista do projeto DSCOVR no Goddard Space Flight Center da NASA, em Greenbelt, Maryland.

O principal objetivo da missão DSCOVR da NOAA é manter a capacidade de monitoramento em tempo real de vento solar, que são fundamentais para a precisão e tempo de espera de alertas meteorológicos espaço e previsões. A Nasa tem dois instrumentos de observação da Terra na nave espacial. Imagens da EPIC da Terra permitir aos cientistas estudar as variações diárias ao longo de todo o globo em características como vegetação, o ozono, aerossóis, e altura das nuvens e refletividade.

Fonte: Nasa