Levantamento subsidia iniciativas do Estado para mitigação e adaptação às mudanças climáticas em 187 km de litoral

Litoral pernambucano: sob observação

O governo de Pernambuco realiza nesta quinta-feira (29/10) a capacitação de 60 gestores estaduais e de municípios praianos sobre mecanismos relacionados ao enfrentamento de impactos ambientais no litoral provocados por alterações climáticas. O Estado tomou iniciativas baseado em estudos sobre vulnerabilidade que foram financiados pelo Fundo Nacional sobre Mudanças do Clima, do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

“Pernambuco tem mapeados 187 km de seu litoral, que foram caminhados centímetro a centímetro”, relata a coordenadora estadual de Gerenciamento Costeiro, Andrea Olinto. Ela se refere ao Atlas da Vulnerabilidade Costeira, que foi feito em parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e a Universidade Federal (UFPE), por meio dos departamentos de Oceanografia e de Engenharia Cartografia, com apoio do MMA.

Linha de Costa

Um dos resultados do estudo foi a definição da linha de costa de Pernambuco, cujo mapa foi instituído pelo Decreto Estadual 42.010/2015, em obediência à Política Estadual de Gerenciamento Costeiro, criada pela Lei 14.258, de dezembro de 2010.

“A linha de costa define a área de proteção do ambiente praial, que vai permitir o uso da praia para atividades de turismo e lazer, com geração de emprego e renda, mas com garantia da conservação do meio ambiente”, explica Andrea Olinto.

A capacitação que será realizada, às 9h, no auditório do Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE. Vai preparar gestores públicos não apenas das áreas relacionadas ao meio ambiente, mas também de áreas de planejamento econômico.

As exposições serão realizadas durante o dia todo, em dois momentos, o primeiro sobre políticas ambientais do Estado e o segundo sobre as metodologias e aplicabilidades dos estudos realizados pelos cientistas.

Políticas Nacionais

Segundo a gerente Costeira do MMA, Márcia Oliveira, o financiamento feito pelo Fundo Clima foi realizado por meio de edital em que foram aprovados também projetos relacionados a áreas costeiras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, todos com foco em mudanças climáticas.

Márcia Oliveira relata que o MMA participa, passo a passo, de todas as iniciativas realizadas por meio desses projetos, para incluir suas contribuições nas políticas públicas nacionais que se referem à costa brasileira.

“As ações de Pernambuco são muito exitosas, frutos de uma parceria que gera conhecimentos produzidos pela Universidade Federal de Pernambuco associados a tomadas de decisão.”, observa.

Fonte: MMA