12234902_10206353122000159_3614493040779289940_nO Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) promoveu, dia 12 de Novembro, através da Câmara Técnica Ciências da Terra, a palestra VANTS e Drones na Coleta de Dados e suas aplicações.

O evento foi destinado a profissionais atuantes na coordenação de empresas de engenharia de construção de obras em geral; órgãos contratantes; empresas de projeto e controle de obras; concessionárias de rodovias; empresas de logística e transporte modal (rodovia, ferrovia, portos, aeroportos ); profissionais de engenheira, arquitetura e urbanismo; estudantes de engenharia e arquitetura e demais áreas de conhecimento afins.

A palestra foi ministrada pelo Ricardo Serrato, Engenheiro Cartógrafo (UFPR) com Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (UTFPR) Atuou como Engenheiro Cartógrafo na empresa Engefoto Engenharia e Aerolevantamentos S/A (2007/2011), Engenheiro Cartógrafo na empresa Aeroimagem S/A Engenharia e Aerolevantamento (2011/2012). Ingressou na Leica Geosystems em 2012 no cargo de Engenheiro Cartógrafo onde atua na área de tecnologia de produtos, sendo responsável pela linha de produtos UAV/Drones da Leica Geosystems para toda América do Sul.

Durante o evento, houve demonstração sobre a utilização dos equipamentos, obedecendo o rigor das normas de utilização da ANAC para VANTs e Drones que se aplicam para a ocasião.

Ricardo ressaltou em sua palestra que o VANT é uma tecnologia que está decolando e seu potencial é ilimitado. A Leica Geosystems é a única empresa com uma linha completa de equipamentos e softwares relativos a todas as áreas da Geomensura, variando de sensores aéreos para fotogrametria até sensores hidráulicos para controle de máquinas para construção civil e agricultura, além dos equipamentos convencionais de agrimensura e geodésia.

landingpage-asker-introA tecnologia de ponta embarcada nos VANTS da empresa Leica permite imagens aéreas mais detalhadas para mais altos de precisão ortofotos e mapas do terreno; Voos em ambientes hostis ou áreas de difícil acesso, e obtenção de maior controle sobre o que você pode mapear. Recolhe de dados em uma infinidade de maneiras, a tecnologia VANT pode ser combinada com equipamentos avançados como termovisores, scanners a laser e odorsensores, bem como SLR digital e câmeras multiespectrais. Modelos como o X6 Aibot pode oferecer visualização em tempo real através de óculos de visualização de vídeo ou uma estação terrestre.

Os VANTs, de acordo com a Leica, erpresentam um investimento em uma solução a longo prazo, exigindo apenas uma única pessoa para realizar o trabalho, e permitindo uma capacidade de resposta rápida em trabalhos aéreos. Também é possível voar com o VANT em lugares inacessíveis para voos tripulados.