Veja uma entrevista exclusiva com o Presidente do IEP, Nelson Luiz Gomez

O Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), a mais antiga das entidades da engenharia paranaense e a terceira do país, chega aos 89 anos. Entre os dias 7 e 12 de dezembro, o IEP vai realizar a 21ª Semana da Engenharia, em Curitiba (PR).

O evento será realizado na sede do IEP e contará com uma ampla programação, com visitas técnicas, palestras e discussões. Encerrando a Semana, no dia 12 (sábado) vai ocorrer um jantar dançante com a cerimônia de entrega do Troféu Paraná de Engenharia para o Engenheiro do Ano.

Veja a programação completa no site do Instituto de Engenharia do Paraná.

Confira abaixo uma entrevista exclusiva com Nelson Luiz Gomez, presidente do IEP, concedida ao Diretor do Grupo MundoGEO, Emerson Granemann.

1) Emerson Granemann: Qual é o foco atual da sua gestão como presidente do IEP?
Nelson Gomez: O foco da gestão foi definido no Planejamento Estratégico do IEP, realizado no mês de abril, e consiste principalmente em:
a – diminuir a idade média do Associado do IEP com admissão de 1.000 novos Associados;
b – realizar 100 eventos para os Associados até o final de 2015;
c – valorizar a Marca IEP;
d – reativar as Câmaras Técnicas para discussão de temas de interesse dos profissionais e da sociedade.

2) EG: A 21ª Semana da Engenharia contém temas bem amplos. Pode comentar comentar sobre os principais objetivos do evento?
NG: A Semana de Engenharia busca motivar nos profissionais o interesse por soluções inovadoras nas áreas técnica e de gestão da engenharia. Também visa a aproximação dos profissinais motivando-os a participarem ativamente na construção de soluções de problemas da sociedade. Por fim a Semana é encerrada com a escolha do Engenheiro e da Engenheira do Ano, assim como destacar o premio “in memoriam”.

3) EG: Qual é a missão do Engenheiro neste século 21 e como o IEP se posiciona para auxiliá-lo neste posicionamento?
NG: A missão do engenheiro no século 21 é apresentar soluções técnicas para problemas que aumentem a qualidade de vida das pessoas, considerando essencialmente um ambiente sustentável, ponderando que estas soluções são efemeras. Para auxiliar o profissional na superação dessa gigantesca missão o IEP promoveu nos últimos 9 meses mais de uma centena de eventos representado por: palestras, cursos, visitas técnicas, congresso, reuniões técnivas, workshop. O profissional que participou ativamente desses eventos certamente agregou valor ao seu conhecimento, minizando as incertezas e dúvidas dos seus trabalhos.

Semana da Engenharia-IEP