Sensores geotécnicos captam até pequenas movimentações de terra em áreas de risco. Projeto do Cemaden vai beneficiar mais três cidades da região até fevereiro de 2016.

Técnicos da Defesa Civil simulam resgate em área de risco de deslizamento em Blumenau. Cidade já recebeu os equipamentos do Cemaden para monitoramento de morros e encostas. Crédito: Divulgação / Ministério da Integração Nacional

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) começa a instalar, nesta segunda-feira (7), equipamentos de alta tecnologia para monitorar morros e encostas com riscos de deslizamentos na região serrana do Rio de Janeiro. Petrópolis é a primeira cidade a receber os sensores, que serão instalados também em Nova Friburgo, Teresópolis e Angra dos Reis até fevereiro de 2016. Há quase cinco anos, região foi atingida por fortes chuvas, matando centenas de pessoas.

Os sensores geotécnicos fazem parte do Projeto de Monitoramento de Morros para Prevenção de Riscos de Deslizamentos. O objetivo é acompanhar, com maior precisão, a movimentação em áreas de risco por meio da Estação Total Robotizada (ETR). Um sensor geotécnico emite sinal infravermelho, o qual é refletido nos 100 prismas ou espelhos instalados nos morros. Esses sinais emitidos permitem captar até pequenas movimentações de terra, abrangendo uma área de até 2,5 quilômetros de extensão. Os dados coletados pelos equipamentos serão enviados, via internet, ao Cemaden.

Em Petrópolis, pesquisadores do Cemaden e técnicos da Defesa Civil estão visitando as áreas mais vulneráveis para começar a instalação dos equipamentos. O objetivo é firmar uma parceria com a comunidade para a manutenção desses equipamentos.

“Esses prismas são colocados em locais habitados, na maioria das vezes, em residências, e o proprietário, os vizinhos, as pessoas que circulam precisam olhar aquilo como um elemento importante para proteger a sua vida. O cuidado desses equipamentos que ficam em morros e regiões de fácil acesso precisam ser protegidos”, afirmou o diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes.

Além da ETR e dos prismas, o projeto também inclui 15 plataformas integradas, cada uma, por um pluviômetro e seis sensores para coletar dados sobre a quantidade de chuvas acumuladas e de água no solo, complementando as informações sobre possíveis riscos de deslizamentos.

Além das cidades da região serrana do Rio, as cidades de Salvador (BA) e Recife (PE) vão receber os equipamentos do Cemaden entre março e abril de 2016. Mauá (SP), Santos (SP) e Blumenau (SC) já estão com os equipamentos funcionando.

Fonte: Cemadem