Estados Unidos disponibiliza registro online de Drones

No dia 21 de dezembro o novo sistema de registro de drones passou a funcionar nos Estados Unidos, exatamente na data prometida anteriormente pela Administração Federal de Aviação (FAA), que é o órgão norte americano equivalente à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e que cuida da aviação no país norte-americano.

Sem burocracias desnecessárias, simples, prático e inteiramente funcional é como pode ser definido o sistema de registro de drones dos Estados Unidos. Não existe idade mínima para o registro de pilotos, tendo em vista que o o hobby também é muito praticado por crianças.A única exigência é que, se o piloto tiver menos que 13 anos, o registro deve ser feito por um responsável legal.

Para realizar o registro, que ocorre totalmente online, é necessário apenas nome, endereço e um cartão de crédito. O valor é de apenas 5 dólares, porém quem se registrar nos primeiros 30 dias terá reembolso do valor, a fim de incentivar todos a registrarem seus drones.

Somente os drones acima de 25 gramas devem ser registrados, excluindo portanto a maioria dos modelos palm size (drones que cabem na palma da mão), que são utilizados indoor para treino ou por crianças. O registro é válido por três anos e, após se registrar, o piloto recebe um número que deve ser fixado em todos os seus drones, ou seja, um número por piloto, que pode ser utilizado em todos os seus drones. O número de registro deve ficar em um local visível, por fora do drone, e pode ser feito com marcador permanente, gravação ou etiqueta permanente, ou ainda no compartimento da bateria se o mesmo não necessitar de nenhum tipo de ferramenta para abertura.

Os drones comprados antes de 21 de dezembro devem ser registrados até 19 de fevereiro, já os comprados após 21 de dezembro devem ser registrados antes do primeiro voo.

Consulte aqui a resolução da FAA na íntegra (em inglês). Para mais informações sobre este registro, acesse a página DoctorDrone.

Por Norton, administrador da página DoctorDrone

Fonte: DroneShow 2016