Há um elevado crescimento na variedade, volume e recursos de processamento de dados espaciais, juntamente com uma maior compreensão do benefício que pode ser obtido com a interoperabilidade entre eles. Por outro lado, com toda esta ‘chuva’ de conteúdo espacial, há uma demanda crescente pelos tomadores de decisão para um ambiente participativo onde o conteúdo pode ser acessado diretamente a partir de diversos contribuintes e usado com outro conteúdo sem dependência de processos de transformação geográficas dispendiosos e demorados.

Nesse contexto, o Open Geospatial Consortium (OGC) está desenvolvendo um ‘Núcleo Padrão Candidato’ referente a ‘Grade Sistemas Globais Discretos'(DGGS), com o objetivo de permitir a rápida integração de dados espaciais sem as dificuldades de trabalhar com sistemas de coordenadas distintos.

O padrão DGGS do OGC terá um conjunto de regras para a definição de arquiteturas eficientes para uma análise e armazenamento de um grande volume de dados espaciais, em escalas amplas e detalhadas. O DGGS também terá um padrão de algoritmos funcionais que permitirão um ganho de desempenho no processamento de um grande número de dados em estrutura vetorial ou matricial.

Uma das contribuições fundamentais do DGGS é a fusão de dados geoespaciais quando necessário. Em um ambiente de múltiplos provedores de dados, a fusão só é possível com uma arquitetura de sistema de informação baseado em padrões abertos. O DGGS núcleo padrão permitirá a interoperabilidade dentro e entre as diferentes ‘Grades Sistemas Globais Discretos’ e promovendo eficiência na reutilização e no intercâmbio de conhecimentos e opções.

O Open Geospatial Consortium (OGC) solicita comentários do público de Geotecnologias sobre o assunto até 07 de fevereiro de 2016.

Para maiores informações e contribuições acesse a página da OGC

Fonte: Sistema LabGIS – Adaptado da página da OGC