Pra quem já trabalha com a computação na nuvem, sabe que existem uma série de vantagens e desvantagens.

Ao trabalharmos com arquivos na rede, a possibilidade de acessos de terceiros é maior, no entanto, aqgis,  segurança contra perda de arquivos, facilidade de transferência e compartilhamento, construção de arquivos em grupo, entre outras facilidades, tornam a conhecida “nuvem” em uma poderosa ferramenta de trabalho.

Da mesma forma o software QGIS também possui uma grande lista de funcionalidades que podem ser utilizadas para o seu trabalho. Além de ser um software livre e gratuito, ele possui várias ferramentas práticas, e agora você poderá entender como melhorar ainda mais seu trabalho, utilizando as funcionalidades do QGIS para trabalhar na nuvem e no desktop.

Por essa razão, realizamos na última terça-feira (12/1) uma palestra online sobre a utilização do QGIS para a computação na nuvem, com o tema “Conheça as funcionalidades do QGIS para trabalhar no Desktop e na nuvem e otimize seus projetos, ministrada pelo geógrafo Fabiano Cucolo.

Os principais pontos da palestra foram a preocupação dos participantes quanto a segurança dos dados postados na nuvem, os níveis de acesso dos usuários, limite de espaço para upload, o poder de processamento, etc .. Estes e outros assuntos começaram a ser desmistificados neste webinar, mas serão aprofundados nos dois próximos WebTreinamentos que vão acontecer nos dias 19 e 26 de janeiro.

“Há alguns anos fizemos uma pesquisa sobre GIS na nuvem, e a principal barreira para o pleno uso ainda era a segurança dos dados”, afirma Eduardo Freitas, coordenador de cursos do GEOeduc. “Porém, no webinar já deu pra ver uma evolução nessa percepção, e no momento as dúvidas se concentram mais nas questões sobre níveis de acesso, integração entre Desktop e WebGIS, processamento online, entre outras questões de caráter mais técnico”, finaliza.

Não perca tempo e assista agora mesmo o replay do webinar!

Fonte: GEOeduc