Em tempos de crise econômica, o empreendedorismo surge como uma “válvula de escape”. Historicamente, grandes negócios surgiram na esteira dos momentos de recessão econômica. Enquanto muitos estão desanimados com a situação adversa em que se encontram, ótimas oportunidades podem se transformar em negócios, porém com planejamento. Leia este artigo até o fim e entenda como você pode conhecer seu cliente In loco através de ferramentas GIS para estudos de mercado

Conheça seu cliente In loco através de ferramentas GIS para estudos de mercadoO primeiro passo para o planejamento de seu negócio é o conhecimento de seu cliente. Informações comportamentais, demográficas, socioeconômicas (…) são fundamentais na elaboração de estratégias de atendimento e vendas.

No entanto, é no espaço geográfico onde os fenômenos mercadológicos se manifestam, tornando as ferramentas de Sistema Informação Geográfica (SIG) imprescindíveis no processo de tomada de decisão em qualquer negócio.

Em uma definição leiga e rudimentar, o Geomarketing é uma ação de marketing que usa informações geográficas no seu planejamento. Por meio de mapas digitais, todas as ações de venda, expansão de negócio, propaganda, estudos de concorrência e segmentação de clientes são desempenhadas dentro da dinâmica do marketing.

Segundo (YREGOYEN, 2003) o Geomarketing se alinha com o conceito de economia espacial, que se fundamenta no princípio geral de que a distância geográfica exerce uma influência sobre a atividade econômica. Dessa forma, a análise de dados dentro do ambiente de SIG é fundamental dentro do estudo de mercado.

Veja aqui a íntegra do artigo sobre Planejamento de Negócios com SIG