Os órgãos de gestão territorial do governo estão “fechando o cerco” aos trabalhos com erros. Conheça as boas práticas e evite multas e sanções ao trabalhar com CCIR, GEOINCRA e CAR

CCIR, GEOINCRA e CARCada vez mais, é necessário que os profissionais das áreas de meio-ambiente e georreferenciamento estejam ainda mais capacitados e informados sobre as normas e boas práticas para a realização do seu trabalho com CCIR, GEOINCRA e CAR.

Com o tempo, muitos métodos vão se modificando, assim como conceitos e leis, de forma que novas informações fiquem rapidamente defasadas.

Por essa razão, na próxima quinta-feira (11/2), às 14h30 (horário de Brasília) vamos realizar uma palestra online totalmente gratuita com o tema “CCIR, GEOINCRA e CAR: evitando erros e sanções”. Essa palestra será ministrada pela Margarete Maria, instrutora de cursos sobre o assunto, com a mediação de Eduardo Freitas, coordenador de cursos do GEOeduc.

Confira os temas que preparamos para esta palestra online:

  • Diferença entre CCIR, GEOINCRA e CAR
  • CCIR: conceito e características
  • GEORREFERENCIAMENTO: conceito e características
  • CAR: Conceito e características
  • Conceito de imóvel rural e suas aplicações
  • Diferença entre Módulo Fiscal e Fração Mínima de Parcelamento
  • Prazos e suas consequencias pelo não cumprimento
  • Documentação necessária para regularização do imóvel rural
  • Posse – o que pode ser realizado?
  • Responsabilidades das informações (GEO, CCIR, CAR)
  • Informações no CAR e problemas futuros
  • Certificação no SIGEF não é garantia de tranquilidade
  • CCIR é somente um cadastro de imóveis rurais?
  • Como funciona o Portal do Cadastro Rural
  • CAR – CCIR – GEORREFERENCIAMENTO e o nosso profissionalismo

Inscreva-se AGORA MESMO e garanta sua vaga


CCIR, GEOINCRA e CARMargarete Maria José Oliveira
 cursou Geoprocessamento no Instituto Federal de Goiás (IFG) e diversos cursos e seminários ligados à área de Georreferenciamento de Imóveis Rurais, Imagens de Satélite, Cadastro Ambiental Rural (CAR), dentre outros. É sócia-fundadora da empresa TGR Treinamentos, onde atua como instrutora de cursos teóricos e práticos na área de montagem de processos para Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais, levantamento em campo utilizando GPS e RTK , Reserva Legal, CAR, entre outros. Trabalha há mais de seis anos com Georreferenciamento de Imóveis Rurais e montagem de processos de Georreferenciamento e Reserva Legal, atendendo pessoas físicas e jurídicas de diversos estados do Brasil. Participa como palestrante na conferência MundoGEO#Connect LatinAmerica, em seminários online MundoGEO e como articulista na revista MundoGEO, sobre o tema Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais.

Sopa de Letrinhas

Se você está meio perdido no meio de tantas siglas, vamos te dar uma ajuda…

GIR é uma sigla usada para designar o Georreferenciamento de Imóveis Rurais, enquanto NTGIR é a sigla usada para a Norma Técnica. Aqui você pode baixar a última versão da Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais, lançada pelo Incra no fim de 2013.

Por sua vez, SIGEF é o Sistema de Gestão Fundiária do Incra, uma ferramenta eletrônica para o apoio à governança fundiária do território nacional. Pelo SIGEF são efetuadas a recepção, validação, organização, regularização e disponibilização das informações georreferenciadas de limites de imóveis rurais.

Já O CCIR é um importante documento emitido pelo Incra e constitui uma comprovação sobre a existência do cadastro do imóvel rural, sendo indispensável para realizar o desmembramento, arrendamento, hipoteca ou venda do imóvel. Ou seja, sem o CCIR os proprietários ficam impedidos de desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda seus imóveis rurais.

Instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) tem como objetivo traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

CCIR, GEOINCRA e CAR

Fonte: Instituto GEOeduc