Este ano, o evento técnico-científico abordará as “geotecnologias e suas aplicações multidisciplinares”

Tamires Oliveira

Foto: Tamires Oliveira

Para apresentar o formato e a proposta do IV GeoAlagoas, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), reuniu, nesta terça-feira (23), representantes das instituições parceiras ligadas à comunidade de geotecnologia do Estado.

“O foco desta reunião é engajar principalmente a comunidade acadêmica das instituições presentes. Ufal, Uneal, Unit e o IBGE-AL estão conhecendo a metodologia do IV GeoAlagoas para incentivar os acadêmicos da área à submeter trabalhos e participar do evento”, explica Thiago Ávila, superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento.

Durante o encontro, o gerente de geoprocessamento da Seplag, Lucas Barbosa Cavalcante, relembrou o conceito do evento e seu principal objetivo. “O GeoAlagoas aborda assuntos relativos as geotecnologias e geoinformações e como elas influenciam os setores socioeconômicos do Estado de Alagoas”, frisou.

De acordo com o gerente, a ideia é prover um ambiente de discussão e troca de conhecimento sobre os benefícios da geoinformação para o desenvolvimento acadêmico, governamental e empresarial, além de contribuir com a integração de instituições estaduais, municipais, federais e particulares, disseminando a produção de dados geoespaciais.

A última edição do GeoAlagoas reuniu cerca de 300 participantes e submeteu 40 artigos de oito estados, incluindo 21 instituições de todo o Brasil. Os debates e palestras giraram em torno das informações geoespaciais no setor público.

Este ano, a proposta é que o evento ocorra no Centro Universitário Tiradentes, com previsão para o mês de setembro. O tema debatido será as “Geotecnologias e suas aplicações multidisciplinares”, motivando a sociedade e a academia a interagir e contribuir para o desenvolvimento de projetos, pesquisas e produtos a partir da utilização de dados geoespaciais.

Além das instituições parceiras, a 4º edição do GeoAlagoas conta com o apoio de empresas como a Casa do Agrimensor e GlobalGeo, Revista MundoGeo/GeoEduc, bem como a Sociedade de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto (Selper).

Fonte: Seplag