Ter uma boa fonte de dados geoespaciais e saber manuseá-los corretamente é essencial para o trabalho com Geotecnologia. E ter conhecimento para usar funcionalidades de bancos de dados é ainda mais fundamental. Veja como trabalhar com topologias e bancos de dados geográficos dentro do AutoCAD Map 3D

Veja como trabalhar com topologias e bancos de dados geográficos dentro do AutoCAD Map 3DVocê sabia que a Autodesk vai muito além do “famoso” AutoCAD? A empresa do Vale do Silício atua desde a área de infraestrutura e construção até games e efeitos visuais em filmes.

O AutoCAD Map 3D é o aplicativo mais importante na plataforma geoespacial Autodesk, possibilitando a criação e edição de dados geográficos através de recursos para Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e engenharia.

Algumas funções do AutoCAD Map 3D são muito úteis também na elaboração de mapas a partir de bancos de dados e diferentes topologias.

Mas como utilizar essas ferramentas da melhor forma, para ter um resultado excelente no produto final?

Para apresentar e debater sobre isso, nessa sexta-feira (26/2), às 14h30 (horário de Brasília) será realizada uma palestra online totalmente gratuita com o tema “como trabalhar com topologias e bancos de dados dentro do software AutoCAD Map 3D 2015”. Essa palestra será ministrada pelo Físico e Mestre em Engenharia de Energia Rafael Colucci com a moderação do coordenador de cursos do Instituto GEOeduc Eduardo Freitas.

Confira o que será abordado nesta palestra online:

  • Por dentro do AutoCAD Map 3D
  • Uso de ferramentas SIG no Map 3D
  • Estrutura de Bancos de Dados
  • Bancos de dados para ampliar a capacidades do mapa
  • Integração entre objetos do mapa e bancos de dados
  • Tipos de Topologias e integração com Bancos de dados
  • Consultas à Topologias
  • O que vem por aí…

ATENÇÃO: A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas. Garanta agora mesmo a sua aqui

topologias e bancos de dados dentro do software AutoCAD MapO palestrante será Rafael Colucci, Mestre em Engenharia da Energia (Universidade Federal de Itajubá), especialista em desenvolvimento de Estudos de Rompimento de Barragens, Planos de Ações Emergenciais, e simulações de escoamento envolvendo o HEC-RAS. Atualmente é professor no Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Itajubá (FEPI) e desenvolve cursos de softwares CAD de forma presencial há 14 anos e online há 4 anos. Participou no desenvolvimento de Estudos de Impactos Ambientais, projetos de monitoramento de enchentes e como consultor, auxiliando a implementar o AutoCAD Civil 3D em empresas que ainda não utilizavam este software.

Por dentro da topologia e dos bancos de dados geográficos

Mas afinal, do que se tratam estes termos técnicos?

A topologia é definida como a parte da matemática que estuda o relacionamento espacial entre os objetos, como por exemplo a proximidade e a vizinhança. Neste estudo, as formas e as coordenadas dos objetos são menos importantes do que os elementos do modelo topológico, tais como conectividade, contiguidade e continência. A definição da topologia explicita os relacionamentos espaciais entre os objetos através de um processo matemático.

A topologia pode ser definida automaticamente, durante a digitalização de um mapa, por exemplo. Uma vez definida a topologia, cada polígono poderá então ser associado a uma classe temática, ou a um objeto do mapa cadastral, ou ainda a um segmento de um rede.

Por sua vez, no nível mais interno dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), um sistema de bancos de dados geográficos oferece armazenamento e recuperação dos dados espaciais e seus atributos. As estruturas de dados utilizadas em bancos de dados geográficos podem ser vetoriais e matriciais

Nos bancos de dados geográficos, representações geométricas dos objetos podem ser armazenadas na mesma tabela que os atributos ou em tabelas separadas, mas ligadas por identificadores únicos.

Veja como trabalhar com topologias e bancos de dados geográficos dentro do AutoCAD Map 3D

Fonte: GEOeduc