A Biblioteca Virtual da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) ultrapassou em 2016 a marca dos 50 mil downloads de documentos do seu extenso acervo. Desde que foi criada, há quatro anos, vem atraindo cidadãos de todas as partes do mundo interessados em planejamento e desenvolvimento urbano. Sem dúvida, uma marca de sucesso para o primeiro acervo a ser totalmente digitalizado e disponibilizado na Internet na administração pública estadual, via site da Emplasa (www.bibliotecavirtual.emplasa.sp.gov.br/).

A Biblioteca Virtual é acessada diariamente por técnicos, pesquisadores, professores e estudantes de vários estados brasileiros e de países como Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, México, Portugal e Suíça. Composto por livros, revistas, monografias e pelos acervos técnicos da Emplasa, desde sua criação em 1975, e do Grupo Executivo de Planejamento da Grande São Paulo (Gegran), de 1967 a 1975, o acervo bibliográfico da empresa representa uma referência técnica em planejamento regional metropolitano.

São disponibilizados documentos históricos, mapas, livros, revistas e filmes, que podem ser acessados com apenas um clique. Basta preencher um cadastro rápido e começar a navegar por mais de 40 anos de história do planejamento paulista e brasileiro. A Filmoteca é uma das preciosidades do acervo com seus 59 títulos. Dos vídeos postados, “Praça da Sé – 1976” é o mais baixado, com 17 mil visualizações no canal Emplasa.

Fonte: Emplasa