Investimentos isolados na área de geotecnologias têm crescido nas secretarias e órgãos estaduais do Rio de Janeiro que necessitam de dados e informações espaciais para impulsionar, direcionar suas ações e apoiar a definição de políticas públicas inclusivas. Como primeiro passo foi necessário identificar os órgãos que produzem e fazem uso de dados espaciais, levantar os softwares, hardwares e recursos humanos despendidos.

O grande desafio foi o convencimento dos agentes públicos da importância da integração e da parceria na produção e compartilhamento de dados espaciais, e a operacionalização da infraestrutura, montada no Centro de Processamento de Dados do Estado, através da utilização de acessos remotos que permitem a conexão com os servidores. O principal objetivo é solucionar o problema de descontinuidades nos projetos individuais e possibilitar a interlocução entre as interfaces, integrá-las e customizá-las em prol de uma democratização e disponibilização de dados georreferenciados.

A solução encontrada pela coordenadora Juliana Vasconcellos Baptista, as assessoras Delfina Honrado Cabral e Nathalia Silva Duarte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro (SEDRAP), foi a criação de um Portal de Geoinformações (WebGeo) e do BDE corporativo, com objetivo de integrar as iniciativas, consolidando uma plataforma estadual de geoprocessamento, tornando-se referência de proposta de trabalho integrado, interdisciplinar e interinstitucional, fortalecendo o planejamento, a gestão dos recursos, o compromisso público e o controle social.

A intenção do Portal é proporcionar uma interface amigável, de fácil manipulação, que possa demonstrar resultados e fornecer dados estatísticos e geográficos de apoio ao planejamento. Se modela proporcionando uma visão ampla de possibilidades e potencializa a interinstitucionalização. Utilizou-se a plataforma ArcGis (Desktop, Server e SDE) composta por banco de dados geográfico, servidor de aplicação web e de serviços, admitindo multiusuários e a possibilidade de autonomia de banco de dados independentes funcionando em um ambiente corporativo e colaborativo, descentralizando responsabilidade e produção.

Dia 10 de maio, na sexta edição  MundoGEO#Connect 2016 LatinAmerica, a coordenadora da SEDRAP, Juliana Vasconcellos Baptista, estará presente no seminário Análise geoespacial na Gestão Territorial e Corporativa no painel Geoprocessamento Municipal I para falar a respeito do portal WebGEO e quais foram os resultados obtidos desde seu lançamento em em abril de 2014. Para acessar o portal WebGEO clique aqui

O evento MundoGEO#Connect 2016 ocorrerá durante os dias 10, 11 e 12 de maio paralelamente ao evento DroneShow 2016. O evento terá feira com mais de 100 marcas expositoras no setor de Drones e Geotecnologias. Também contará com 12 cursos e seminários. Acesse o link https://mundogeoconnect.com/2016 para ficar por dentro de toda a programação e garantir sua vaga. 

Fonte: MundoGEO#Connect 2016