Uso de geotecnologia permite ampliar o número de serviços comerciais e emergenciais, e aumentar a produtividade das equipes em campo

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) expandiu recentemente o seu uso da plataforma ArcGIS. Para otimizar a execução de serviços comerciais e emergenciais, o despacho das equipes de campo em todo o Paraná passou a ser feito por meio do planejamento de rotas que utiliza  mapas e monitora em tempo real o trabalho das equipes. O ArcGIS é distribuído com exclusividade no Brasil pela empresa Imagem.


Confira as palestras sobre Geoprocessamento e Energia de 10 a 12 de maio e participe do curso sobre Geoprocessamento nas Prefeituras no dia 11 de maio


A solução foi implantada no segundo semestre de 2015, permitindo à Copel definir a sequência de tarefas diárias das equipes, assim como estabelecer as melhores rotas para que as atividades sejam concluídas dentro dos prazos planejados. A solução considera fatores como especialidade e limitações de cada equipe, tempo de execução padrão de cada atividade de campo, prazo de execução dos serviços e o percurso a ser realizado de forma que cada equipe possa fazer o máximo de serviços na rota definida.

Antes de utilizar a Inteligência Geográfica, a empresa enfrentava dificuldades no acompanhamento dos serviços de rotas, bem como em questões de prazo de execução e deslocamento de equipes. “Equipes diferentes eram chamadas para realizar trabalhos em locais próximos, ou ainda, a mesma equipe realizava deslocamentos para locais muito afastados, o que atrasava a execução de um serviço. Com a ferramenta atual, não sofremos mais com esse problema”, afirma Sérgio Lima, supervisor da equipe de Desenvolvimento de Sistemas de Geoprocessamento da Copel Distribuição.

Além de possibilitar melhor suporte às equipes de campo, o sistema de gestão está integrado aos demais sistemas da Copel pela plataforma ArcGIS o que  tem proporcionado resultados significativos na otimização dos serviços prestados. “Com a ferramenta, aumentamos o número de serviços comerciais atendidos no prazo e diminuímos a duração das interrupções na rede de distribuição em razão de mais equipes atenderem aos serviços emergenciais. Além disso, ganhamos em produtividade e diminuímos o tempo de deslocamento dos funcionários”, destaca Lima.

A solução utilizada pela Companhia é formada pelos módulos ArcGIS Server, ArcGIS Desktop e a extensão Network Analyst. Operando juntos, estes componentes beneficiam três áreas da Copel: os centros de operação de distribuição – responsáveis pelo despacho de equipes de campo para manutenção e reestabelecimento de energia em situações de contingência; a área de serviço comercial – responsável pela ligação de novos consumidores, corte e religação de consumidores inadimplentes; e as agências de atendimento – local no qual as equipes estão situadas e que gerenciam os fluxos de trabalho.

Em um futuro próximo, a expectativa da empresa é ampliar o escopo de serviços com a Inteligência Geográfica e passar a utilizar dados em 3D para a realização de estudos e auxílio na tomada de decisão.

Sobre a Imagem

Entender onde e como cada fenômeno interage com os demais é fundamental para permitir que as pessoas, empresas e governos consigam dar respostas rápidas e tomar decisões corretas. A chave para esta compreensão do mundo é a Inteligência Geográfica. Esta é a filosofia da Imagem, empresa brasileira de Soluções de Inteligência Geográfica fundada em 1986 e distribuidora oficial da Esri no Brasil. Mais informações em www.img.com.br.