Acontece nos primeiros dias do mês de junho em Curitiba um curso sobre métodos e técnicas em hidrogeologia exploratória e ambiental. Veja como participar

hidrogeologia exploratória e ambientalDe 1 a 3 de junho vai acontecer na sede do Instituto de Engenharia do Paraná, em Curitiba (PR), um curso sobre métodos e técnicas em hidrogeologia exploratória e ambiental com o objetivo de apresentar conceitos básicos e estudos de caso.

Com carga horária total de 9 horas, trata-se de um curso de atualização em hidrogeologia, destinado a todos profissionais que possuem conhecimentos prévios do ciclo hidrológico e que atuam ou desejam atuar na área de recursos hídricos subterrâneos.

O curso está estruturado em aulas teóricas expositivas e exercícios práticos, sendo voltado a Geólogos, Engenheiros Geólogos, técnicos e estudantes de áreas correlatas à geologia e recursos hídricos.

Programa do curso

O curso sobre métodos e técnicas em hidrogeologia exploratória e ambiental tem o apoio de divulgação do MundoGEO e vai contar com a seguinte ementa:

O ciclo hidrológico e balanço hídrico.
Interação entre as águas superficiais e subterrâneas.
Movimento das águas subterrâneas: carga hidráulica, superfície potenciométrica e fluxo
subterrâneo.
Cartografia hidrogeológica no Estado do Paraná.
Pesquisa e avaliação de recursos hídricos subterrâneos.
Hidrologia subterrânea.
Hidráulica de poços.
Análise hidroquímica: tipos de água e interação água rocha.
Hidroquímica multielementar: aplicações ambientais (assinaturas antrópicas) e exploratórias
(pesquisa mineral).
Hidrogeologia ambiental: técnicas avançadas no gerenciamento de áreas contaminadas.

Apresentação

O curso de métodos e técnicas em hidrogeologia exploratória e ambiental será apresentado nos dias 1, 2 e 3 de junho das 18h às 22h pelos palestrantes, ambos professores do Instituto de Pesquisas Hidráulicas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/UFRGS):

Prof. Dr. Gustavo B. Athayde
Prof. Dr. Pedro R. Reginato

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da AGEPAR. Veja aqui as orientações para inscrição no curso. Garanta sua vaga!