A Prefeitura de Vitória foi campeã do Prêmio MundoGeo#Connect Latin América 2016, ficando em primeiro lugar na categoria “Gestão Municipal”, concorrendo com o projeto “Escola da Vida/Onde Anda Você?”. Os vencedores foram conhecidos nesta última quarta-feira (11), em São Paulo, durante o maior evento de geomática e soluções geoespaciais da América Latina.

O 6º MundoGEO#Connect premiou os melhores profissionais e projetos do País, e a cidade de Vitória ganhou com o trabalho inédito de acompanhamento georreferenciado no atendimento a pessoas em situação de rua. A feira começou na terça-feira (10) e terminou na quinta-feira (12), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), mesmo local onde aconteceu a cerimônia de premiação.

Ao todo, foram 100 projetos que concorreram ao prêmio de reconhecimento de melhores práticas e ideias e foram avaliados pela área técnica da MundoGeo sob os critérios de inovação, aplicação prática e retorno para a comunidade envolvida.

“Na categoria ‘Gestão Municipal’, disputando com a Prefeitura de Vitória, estavam as cidades da Lapa, no Paraná, e São Paulo. Na briga pela primeira colocação, a cidade paranaense, levou o projeto “Atlas Eletrônico do Patrimônio Cultural do Sítio Histórico Urbano da Lapa” e a capital paulista inscreveu o “GeoSampa: Todas as informações georreferenciadas em um só lugar”.

“É cada vez maior o uso de tecnologia nas políticas públicas sociais. Essa é uma característica de cidades desenvolvidas, inteligentes e conectadas, como é o caso de Vitória. E na nossa gestão estamos utilizando o georrefenciamento para acompanhar a evolução das pessoas em situação de rua e usuários de crack, para vermos com precisão as migrações e movimentações dessas pessoas e, assim, desenvolvermos ações de controle dessa população. Estou muito feliz, e parabenizo toda a nossa equipe por colocar Vitória entre os três finalistas”, disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Levantamento

A secretária de Gestão Estratégica de Vitória, Bianca Assis, que também é coordenadora do programa Escola da Vida/Onde Anda Você?, explica que um servidor roda a cidade todos os dias fazendo o levantamento dos pontos e observando a movimentação de moradores em situação de rua.

Em seguida, diariamente, um geógrafo da Prefeitura carrega os dados no sistema de georreferenciamento do município, através de um procedimento automático disponível no sistema.

Além disso, fotos dos locais visitados tiradas com smartphone podem ser plotadas no mapa utilizando o recurso de geotag. Disponibiliza também uma linha do tempo, possibilitando a análise histórica da movimentação da população de rua. O aplicativo, que faz uso de geotecnologias, foi desenvolvido pela equipe de geoprocessamento da Prefeitura de Vitória.

Com o sistema, foi possível identificar esses locais de concentração de pessoas socialmente vulneráveis e acompanhar em tempo real a evolução do projeto, que reduziu em mais de 80% o número da população de rua de Vitória.

Disputa

Entre as outras categorias disputadas, estavam: Drones – Agricultura e Meio Ambiente; Drones – Aplicações não convencionais; Drones – Mapeamento e Topografia; Geotecnologias – Educação; Geomarketing e Business Intelligence; Gestão Pública Estadual e Federal; Infraestrutura; Meio Ambiente; Recursos Naturais (óleo, gás, minérios, hídricos); e Utilities (energia, saneamento, comunicação).

A DroneShow Latin America e a MundoGEO#Connect, a maior feira de drones e geoprocessamento do país, aconteceu de 10 a 12 de maio e reuniu 70 expositores nacionais e internacionais, além de prestadores de serviços do segmento. Cerca de 4 mil visitantes participaram da segunda edição do evento que preparou uma intensa programação de seminários, cursos e debates sobre o setor.