A empresa Santiago & Cintra Consultoria (SCCON) ficou em 1º lugar no Prêmio MundoGEO#Connect 2016, na categoria “Meio Ambiente”, com o Projeto “Democratização E Compartilhamento De Informações Geoespaciais Para Todo Território Nacional: Geocatálogo Do Ministério Do Meio Ambiente

Os vencedores foram revelados no dia 11 de maio, em São Paulo, durante o maior evento de geomática e soluções geoespaciais da América Latina.

MundoGEO#Connect 2016 premiou os melhores profissionais e projetos do país. O projeto vencedor da categoria “Meio Ambiente” fornece banco de dados de imagens de satélite RapidEye de todo o Brasil para o Ministério do Meio Ambiente (MMA), pela Santiago e Cintra Consultoria (SCCON), que criou pela primeira vez no País os mecanismos práticos e eficazes de compartilhamento integral das imagens de satélite, fomentando a democratização das informações geoespacias no Brasil.

A aquisição das imagens teve como um dos objetivos principais, apoiar a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A aplicação WEB desenvolvida, denominada GEO CATALOGO MMA, para a entrega, busca, catalogação, visualização e compartilhamento das imagens RapidEye catalogadas, seguiu os padrões ISO/OGC assegurando as demandas de fácil acesso e confiabilidade de utilização sistemática de milhares de usuários cadastrados no sistema.

Os números de acesso e download das imagens RapidEye via GeoCatálogo MMA são referência mundial no uso e compartilhamento de imagens orbitais entre organizações públicas.

O monitoramento sistemático e catalogação das quatro coberturas de todo o Brasil, desde 2012, totalizam 48 milhões de quilômetros quadrados imageados, utilizados continuamente por mais de 437 instituições públicas cadastradas e seus mais de 3 mil usuários.

Estes dados, associados à média mensal de 2.000 acessos e download de 20Tb de dados via GeoCatálogo MMA representa e é reconhecido como um case de referência mundial na democratização de informações geoespaciais.

O Projeto proporcionou a operacionalização do CAR em nível nacional, onde as imagens ortorretificadas com 5 metros de resolução espacial, 5 bandas espectrais, corregistradas nas diversas coberturas, passaram a ser utilizadas como a base de referência de todo o Brasil para o CAR, suprindo as imensas deficiências de informações padronizadas e atualizadas no Brasil. O fácil acesso as imagens permite o desenvolvimento de inúmeras aplicações tais como monitoramento e gestão das APP’s, áreas de reserva legal, áreas protegidas, entre outras.

Estes são fatores que tem contribuído e fomentado o desenvolvimento de várias aplicações, com destaque ao monitoramento ambiental, e do próprio mercado de sensoriamento remoto e geoprocessamento no Brasil.

Também foram finalistas da categoria “Meio Ambiente” os projetos “AGORA – A Geospatial Open collaborative Architecture for improving urban resilience against flooding”, do João Porto de Albuquerque da USP, e “Geoambiente possibilitando grandes negócios para a Raízen na exportação de etanol”, do André Luis de Padua Santos da Geoambiente.

A feira MundoGEO#Connect 2016 aconteceu de 10 a 12 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), mesmo local onde aconteceu a cerimônia de premiação. A próxima edição do MundoGEO#Connect já está agendada para 9 a 11 de maio de 2017 na capital paulista. Nos vemos lá!