O IF Baiano Campus Senhor do Bonfim tem promovido ciclo de palestras e debates a respeito da Geografia, bem como Geotecnologias, Filosofia e Educação no Semiárido. Trata-se da Prosa Geográfica, projeto idealizado e mantido pelo Prof. Dr. Vandemberg Salvador que, quinzenalmente, leva até o Instituto professores e pesquisadores de universidades e Institutos federais brasileiros, para juntamente com a comunidade acadêmica da região, compartilhar ideias e conhecimento.

“Já é um consenso entre os educadores que as palestras se consubstanciam em uma ferramenta indispensável para a disseminação do conhecimento. A experiência pedagógica experimentada pelos alunos e professores – que além das aulas teóricas e práticas – vivem imersos nesse universo múltiplo e diversificado da pesquisa e da extensão, acaba por ser complementada pelos novos horizontes ampliados, através dos conhecimentos adquiridos durantes as palestras e as sessões de debates”, explica Vandemberg.

Já participaram do PROSA GEOGRÁFICA o Prof. Dr. Gustavo de Negreiros (UNIVASF), Prof. Dr. Pedro Nóbrega (UNIVASF), Manoel Fernandes de Souza Neto (USP) e Prof. Dr. Àtila Silva (UNIVASF), que abordaram temas como: Sensoriamento remoto, Geografia e as perspectivas no mundo atual, O papel do Professor de Geografia no Brasil e Ciência e manipulação no mundo moderno.

O público pode esperar a abordagem de temas ainda mais próximos ao seu cotidiano, como A reutilização da água em regiões semiáridas (Prof. Dr. Frederico Fonseca (IFPR), Cidades sustentáveis no semiárido baiano (Prof. Dr. André Coelho – UNIFACS-BA), entre outros já catalogados na Programação do evento.

A Prosa Geográfica acontecerá durante todo o ano de 2016 e a programação está prevista até o mês de novembro, buscando, assim, mostrar o quanto a geografia se faz presente e importante em nossas vidas, mesmo quando ela não parece estar lá.

Para acessar a programação, bem como efetuar a inscrição nos eventos, basta acessar www.geobonfim.com.br.

prosa-geografica-ifbaiano