Os interessados em saber mais sobre como são desenvolvidas as geotecnologias e geoinformações no Estado já podem fazer suas inscrições na quarta edição do GeoAlagoas. Referência para estudiosos da área, o simpósio será realizado de 19 a 21 de setembro, no auditório do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), e trará diversos palestrantes renomados para abordar novidades pertinentes ao campo.

GeoAlagoas-inscricoes-abertasOrganizado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) em parceria com a Unit e o Centro de Ciências Agrárias (CECA/Ufal), o evento se mantém atualizado e abrange outras áreas de conhecimento, atendendo a um público cada vez mais diversificado e interessado na forma pela qual os dados georreferenciais se desenvolvem em setores socioeconômicos do Estado.

De acordo com o gerente de Geoprocessamento da Seplag, Lucas Cavalcante, a programação deste ano vai contar com palestrantes como Eymar Lopes, pesquisador no Instituto Nacional de Pesquisas (INPE), Marcelo Maranhão, gerente de imageamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ricardo Andrade, pesquisador na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e Thieres George, professor na Universidade Federal  Rural de Pernambuco (UFRPE).

No encontro, serão discutidos variados pontos de interesse para estudiosos e profissionais da área, como os novos paradigmas para a construção de bases cartográficas, a aplicação de geotecnologias no monitoramento de recursos naturais e também os desafios na produção de dados georreferenciais. A intenção, segundo ele, é mostrar que Alagoas é referência no campo.

“O cenário alagoano contava com uma defasagem grande de dados geoespaciais, que não eram atualizados desde a década de 80. No entanto, com a estruturação da Seplag junto ao núcleo de geoprocessamento, esses dados começaram a ser reativados. O intuito do GeoAlagoas é mostrar que Alagoas não é só uma consumidora de dados, mas também uma produtora”, afirmou Lucas.

Gerenciadas através do site da Unit, as inscrições custam um valor simbólico de R$ 35,00 e dão direito a um minicurso para os participantes. Além disso, os inscritos poderão ser premiados com um nível topográfico, uma imagem do satélite WorldView-3 da DigitalGlobe, sorteios de cursos e assinaturas da revista MundoGEO.

Para participar, é necessário acessar o site do evento, ir na aba de inscrições e seguir os procedimentos dispostos no portal.

Fonte: Seplag