Cada vez mais, os drones aparecem no cenário rural. Embarcados com softwares de altíssima tecnologia, eles têm sido uma ótima ferramenta para quem lida no campo.

Usados no mapeamento de plantações, os drones possibilitam a verificação da saúde das plantas, assim como podem mapear o revelo do solo e identificar doenças nas plantações, o que ajuda a prevenir a propagação de pestes e pragas. Ainda podem ser usados no agronegócio, identificando os rebanhos e fazendo a contagem das cabeças de gado.

Os drones são considerados facilitadores para este segmento sazonal e cíclico. Uma tecnologia que chegou para agregar valores, pois além de aumentar a produtividade nas plantações, também podem ser ótimas ferramentas para a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

CAR teve recentemente uma prorrogação até o fim de 2017 para todas as propriedades rurais do Brasil. A decisão do presidente em exercício, Michel Temer, foi publicada na edição desta quarta-feira (15/6) do Diário Oficial da União.

A tecnologia dos drones pode ser uma grande aliada para o produtor rural que precisa contratar o serviço de um profissional de topografia para realizar o CAR, e também pode auxiliar os topógrafos, reduzindo o tempo que eles levariam para mapear toda propriedade.

O Diretor Executivo da Horus, Fabrício Hertz, explica como os drones podem facilitar todo o processo do CAR reduzindo os custos e o tempo. “O uso de drones para atividades de topografia traz benefícios substanciais à coleta de dados.É possível reduzir os custos e ampliar a produtividade por meio de vantagens operacionais. Por exemplo: o mapeamento de 200 hectares é feito em apenas 15 minutos, enquanto que no sistema tradicional de topografia poderia demorar cerca de 10 dias. Outra vantagem é que é possível operar o drone a longa distância, sem colocar o operador em áreas de risco ou áreas com intenso movimento de maquinário. Os dados coletados pelo Maptor têm alta resolução e precisão centimétrica, permitindo inúmeras avaliações e informações totalmente atualizadas, superando até mesmo as imagens captadas por meio de satélites”, conclui.

Assista ao video feito pelo drone Maptor, produzido pela empresa Horus, e veja as vantagens do mapeamento realizado através dos veículos aéreos não tripulados: https://youtu.be/RXbXDqtaAmQ

Capacitação Online em Junho

Para quem não conseguiu participar presencialmente no DroneShow 2016 em São Paulo – feira na qual a Horus foi uma das expositoras – a organização do evento está oferecendo uma ótima opção de capacitação. O DroneShow Online está acontecendo entre os dias 14, 16, 21 e 23 de junho com quatro cursos online, ministrados por alguns dos maiores especialistas do setor. Veja aqui a programação completa e garanta sua vaga!

A próxima edição do MundoGEO#Connect e DroneShow já está marcada para 9 a 11 de maio de 2017 no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Nos vemos lá!