Economista comandará instituto responsável pela produção de estatísticas e dados geoespaciais. Cerimônia ocorreu na sala de audiências do Planalto, com a participação do presidente em exercício, Michel Temer

O economista Paulo Rabello Castro tomou posse na última quarta-feira (22/6), em uma cerimônia no Palácio do Planalto, no cargo de presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Castro já tinha sido anunciado para o cargo em 1º de junho, durante o evento no qual Temer deu posse aos novos presidentes do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Somente a imprensa oficial da Presidência teve acesso à cerimônia de posse do novo presidente do IBGE, instituto responsável, entre outras coisas, pela produção de estatísticas sociais, demográficas e econômicas.

“Nesta ponte para o futuro que devemos construir a toque de caixa, é grande e é nobre a missão institucional da Fundação IBGE de ‘retratar o Brasil’, levando a todos o melhor conhecimento da realidade e aprimorando o exercício da cidadania”, afirmou Castro em seu perfil no Facebook.

“Vamos nos agarrar nesta missão de sermos o ‘retratista’ de uma grande nação. O brasileiro está ávido por mais participação na vida política do País e exige tal espaço”, disse Castro durante o discurso de posse da presidência do IBGE. “O IBGE, como instituição intermédia, situada, na sábia lição do mestre Diogo de Figueiredo, no tecido conjuntivo entre a Sociedade e o Estado, precisa entregar os meios informativos para tal participação consciente e inteligente. Informar bem, e de modo claro e oportuno, é a missão do IBGE na construção e consolidação da Democracia e do Estado de Direito”, conclui.

Cerimônia de posse do novo presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro (Brasília - DF, 22/06/2016) Foto: Carolina Antunes/PR

Trajetória

Paulo Rabello Castro é doutor em economia pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, presidente do Instituto Atlântico, diretor-presidente da SR Rating, primeira empresa brasileira de classificação de riscos de crédito. Fundador da RC Consultores empresa de previsão econômica e analises de mercado, presidente do Lide Economia. É um dos coordenadores do Movimento Brasil Eficiente (MBE).

Criou e dirigiu, de 1977 a 1979, o Grupo de Informação Agrícola e o boletim Agroanalysis,  ambos da FGV. E de 1979 a 1994, reformulou e dirigiu a revista Conjuntura Econômica.

Com o apoio da iniciativa privada, em 1979 fundou a Câmara de Estudos e Debates Econômicos Sociais,e, em 1992, o Instituto Atlântico, ambos dedicados a defender o crescimento acelerado do País baseado em políticas públicas liberalizantes. Atuou, também,  na Academia Internacional de Direito e Economia desde 1987, tendo sido seu presidente de 1994 a 1996.

Tem trabalhado ao lado setor industrial, como conselheiro do Conselho de Economia da Fiesp desde 1983. E também pelo setor terciário, como presidente do Conselho de Planejamento Estratégico da Fecomercio.

Antes de se tornar presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro também atuou no setor empresarial ao fundar consultoria que faz previsões econômicas e análises de mercado. Ele também é autor e coautor de livros.

Assista o vídeo da posse de Paulo Rabello de Castro como novo presidente do IBGE:

Assista também o vídeo do programa Roda Viva, da Rede Cultura com a participação de Castro:

Baixe um guia gratuito sobre como baixar e usar dados geográficos. Saiba pesquisar dados geoespaciais e imagens no novo portal de mapas do IBGE e usá-los sem correr riscos.