Conheça a trajetória e a atuação do grupo Santiago & Cintra e como suas soluções são capazes de melhorar a produtividade e garantir o sucesso dos empreendimentos Brasil afora

Não é nenhuma novidade que as geotecnologias são essenciais para a realização de inúmeros trabalhos, nos mais diversos setores da sociedade. Todo projeto que se preza, deve necessariamente utilizar, em algum momento de sua concepção ou realização, alguma ferramenta ou método geoespacial. Entretanto, nem sempre a sua importância foi amplamente disseminada. Um dos pioneiros e responsáveis por este processo, no Brasil, foi a empresa Santiago & Cintra.

Referência no mercado de geotecnologias, o grupo Santiago & Cintra atua há mais de 36 anos no mercado brasileiro. Com uma ampla rede de distribuidores, assistência técnica especializada e as principais marcas em seu portfólio, o grupo fornece soluções de geotecnologias para quatro áreas-chave:

• Topografia & Construções (Estações Totais, GPS, teodolitos, níveis, coletores de dados, softwares, etc.);
• Mapeamento & GIS (Receptores GPS, coletores de dados, softwares, etc.);
• Escaneamento a Laser 3D (Equipamentos para curto e longo alcance, softwares, etc.);
• Vants (equipamento de asa fixa e rotativa, softwares, etc).

Confira a seguir alguns casos reais de como a Santiago & Cintra atua e também uma entrevista com Eduardo Oliveira, presidente, sobre a trajetória, valores e atuação do grupo no contexto nacional.

Entrevista com Eduardo Oliveira, presidente do grupo Santiago & Cintra

002 150x150 Experiência + Compromisso com o cliente = Solução na medidaRevista MundoGEO: Quais são hoje as áreas de atuação do grupo Santiago & Cintra?
Eduardo Oliveira: Hoje atuamos em três macro áreas: “Agricultura de Precisão” – através da GeoAgri; “Imagens de Satélite, mapeamento e desenvolvimento de soluções Web-GIS” – através da S&C Consultoria (SCCON) e “Equipamentos de Topografia” – através da S&C Geotecnologias (SCGeo). As três empresas são líderes, com reconhecimento comprovado, em seus respectivos mercados.

MG: Qual é o segredo do grupo Santiago & Cintra ter construído este legado no mercado brasileiro? Como você vê esta trajetória?
EO: Na verdade não temos exatamente um segredo, eu diria que nosso sucesso tem muito mais a ver com a cultura da empresa, que é o “compromisso com nosso cliente”. Em muitas organizações essa frase é apenas marketing, não tem consistência. Conosco é diferente, é cultural, está em nosso DNA. Nosso compromisso é com o sucesso do projeto de nosso cliente ou com o sucesso no uso de alguma das inúmeras tecnologias que temos em nosso portfólio, agregando valor efetivo e mensurável. Levamos isso muito a sério, é por isso que o mercado não nos vê como um simples fornecedor de produtos, mas sim como um parceiro tecnológico de confiança, onde ele encontrará as melhores soluções do mercado. Se eu fosse traduzir esse “compromisso”, mencionaria que começa com a identificação das necessidades do cliente, passando pela indicação da melhor solução, com o melhor suporte, e assistência técnica. Essa cultura não é apenas visível em nossos colaboradores, mas também em toda a nossa rede de parceiros de negócios/distribuidores. Aliás um dos pilares de nosso sucesso é a extensa e altamente profissional rede de distribuidores. Quanto à trajetória te digo que foi longa, afinal a S&CGeo foi fundada há 36 anos e não foi fácil, garantir sempre um time altamente capacitado, fornecendo sempre a tecnologia mais eficaz e atualizada do mercado, principalmente com os altos e baixos da economia brasileira. Mas é uma trajetória dinâmica, que está continuamente em evolução. Te dou alguns exemplos: mencionei acima nosso “compromisso com o cliente”. Veja o que está acontecendo neste exato momento – estamos começando a comercializar a linha de equipamentos da Spectra (uma empresa da Trimble) e por quê? Porque a Spectra possui uma linha de produtos extremamente atraente a um nicho do mercado de topografia brasileiro. São equipamentos de alta qualidade, com muita tecnologia embarcada e com um preço competitivo. Um outro caso são os VANTS. Somos distribuidores da SenseFly que possui produtos excelentes e lideramos o mercado de asa-fixa com o modelo Ebee. Agora estamos agregando ao nosso portfólio o Arator da Xmobots, empresa nacional, de São Carlos (SP). O Arator é um VANT incrível a um preço extremamente atraente. Ou seja, existe todo um investimento que estamos efetuando, para sempre estarmos alinhados com nossa cultura de “compromisso com o cliente”.

MG: O que mudou na empresa nos últimos três anos?
EO: Muita coisa mudou nestes últimos 3 anos. Nossas soluções são mais completas e mais interoperáveis. Temos aplicações que atendem a uma imensa gama de empresas, por segmentos de negócios, muitas vezes já customizadas para o usuário, facilitando seu trabalho e otimizando o seu tempo, seus resultados e investimentos. Outro ponto que evoluiu bastante foi a nossa infraestrutura. A Geoagri e a S&CGeo instalaram-se em Ribeirão Preto, em uma sede com 5.000 m2, planejada e construída para atender ao nosso negócio e que nos permite ter um fluxo operacional mais eficiente. Investimos pesadamente em peças de reposição e em um laboratório de assistência técnica, sem igual na América Latina. Também demos muita atenção a sistemas de gestão. Implementamos o SAP e um sistema de BI (business intelligence). A SCCON está com sede em São Paulo totalmente reformada e mais integrada e desenvolvendo várias soluções de GeoTI, utilizando tecnologias de sensoriamento remoto e GIS para o mercado agrícola, de meio ambiente e de utilities. Temos procurado também cada vez mais capacitar nossos funcionários e nossa rede de distribuidores. Nos últimos anos foram mais de 20 milhões de reais investidos, no sentido de sermos uma empresa melhor para nossos colaboradores e clientes.

Este artigo é parte da MundoGEO 85, edição mais recente da revista que já está disponível publicamente no Portal MundoGEO. Acesse e veja esse artigo na íntegra ou leia logo abaixo.

Veja aqui como assinar a revista MundoGEO na versão impressa!