A CartoDB, uma startup especializada na criação de mapas e na visualização de dados de localização, anuncia que está mudando seu nome para Carto e introduz um novo produto de auto-serviço, o Carto Builder, voltado para não-codificadores

Fonte: Carto

Fundada em 2012, a Carto é uma plataforma de software-as-a-service (SaaS) que apresenta ferramentas de mapeamento geográfico para ajudar as empresas e designers a criar visualizações de localização centradas na web.

As empresas utilizam a plataforma Carto de diversas formas. As cidades podem usá-la para mostrar tendências em projetos de trânsito ou novas construções, enquanto as instituições financeiras podem usá-la para desenvolver aplicativos que analisam e comparam as operações em locais chave durante eventos específicos. Em última análise, o Carto é sobre como criar mapas significativos de muitos pontos de dados.

Javier de la Torre, cofundador da empresa, anunciou no blog do Carto a mudança de nome da empresa, eliminando o sufixo DB “porque não somos uma empresa de bases de dados, somos uma empresa de inteligência de localização”.

Existem empresas que são muito semelhantes à Carto, incluindo a Spotfire da Tibco, o ArcGIS da Esri, e Tableau, enquanto o poderoso Google fechou apenas recentemente o seu próprio motor do Google Maps. Mas a Carto sempre tentou se posicionar como uma plataforma de análise de dados abrangente e fácil de usar, e está levando isso um passo adiante com o lançamento do Carto Builder – um produto WYSIWYG baseado na web que oferece uma série de benefícios para atingir novos usuários, incluindo os recursos de análise de auto-atendimento e a capacidade de criar um painel de controle através de uma interface drag-and-drop.

O Carto abriu um programa de acesso antecipado para o Carto Builder em 7 de julho. O produto irá coexistir com o editor CartoDB por alguns meses, até que este último seja eventualmente eliminado.