O Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (IERS), responsável por manter os padrões de referência de tempo, anunciou que 2016 terá um segundo bissexto.

Big Ben - Palácio de Westminster - Londres

Segundos bissextos existem porque há uma irregularidade no movimento de rotação da Terra em consequência dos vários efeitos gravitacionais exercidos sobre o planeta, que fazem  a Terra girar cada vez mais devagar e  seu movimento de rotação não complete as 24 horas do dia impecavelmente, e por isso os relógios não ficam perfeitamente ajustados.

Então, sempre que a Terra atrasa 0,9 segundos, acrescenta-se um ajuste de 1 segundo para manter os padrões de contagem de tempo dos calendários civis próximos ao tempo solar.

Desta maneira, os padrões para o tempo civil, baseados no Tempo Coordenado Universal (UTC, Universal Coordinated Time) e mantidos por meio de relógios atômicos, são ajustados com o acréscimo desse um segundo, chamado de segundo bissexto.

É preciso que o IERS avise com bastante antecedência o ano em que ocorrerá o segundo bissexto porque, como os sistemas tecnológicos atuais assumem que cada minuto tem exatos 60 segundos, eles podem se confundir com o segundo adicional.

As últimas quatros vezes em que o segundo bissexto foi acrescentado foram nos anos de 2005, 2008, 2012 e 2015. Por falta de aviso prévio, em 2012 alguns sites saíram do ar por efeito da desorientação do ‘tempo’. Em 2015, no entanto, estávamos mais preparados.

Claro, é apenas um segundo, e você nem perceberia se o IERS não avisasse.  Mas se deixássemos esses segundos pra lá, criaríamos uma bola de neve em diversas áreas, como por exemplo a geolocalização dos Sistemas Globais de Navegação por Satélites (GNSS, na sigla em inglês).

A adição dos segundos bissextos começou em 1972. Naquela época, o atraso era tão grande que foi preciso adicionar 10 segundos de uma só vez. A partir desta data, o IERS tem adicionado sempre que preciso o segundo bissexto para que não haja a necessidade de mudanças mais radicais no ‘tempo’.

Então, lembre-se: teremos um segundo a mais no último minuto de 2016!

Arquivo de palestra: BaseCamp

Baixe o arquivo grátis da palestra “Conhecendo o Basecamp da Garmin” e veja como tirar o máximo de proveito desta importante ferramenta para o uso em navegadores GPS.