A sul coreana SI Imaging Services (SIIS) anunciou no dia 6 de julho que deu início às vendas de imagens do satélite óptico de observação da Terra Kompsat -3A, tornando a Coreia do Sul a segunda nação – depois dos Estados Unidos – a colocar dados com 50 centímetros de resolução espacial no mercado aberto

Em um comunicado, a SIIS disse que o Kompsat -3A, lançado em março de 2015, oferece imagens com uma distância de amostragem no solo inferior a 50 centímetros, o que as tornam as imagens mais nítidas comercialmente disponíveis, com exceção das imagens da norte americana DigitalGlobe.

Com sede em Westminster, Colorado, a DigitalGlobe agora distribui imagens comerciais com uma resolução espacial de até 30 centímetros. Seu satélite WorldView -4, com lançamento previsto para o final deste ano, irá alem e será capaz de produzir imagens de até 25 centímetros de resolução.

No entanto, a DigitalGlobe e outras empresas que vendem imagens comerciais de satélite dizem que a resolução espacial não é o fator determinante de um negócio de imageamento geoespacial bem sucedido. Velocidade de entrega para os usuários, tempo de revisita, qualidade da biblioteca de imagens e múltiplos outros fatores são tão importantes quanto a resolução da imagem, dependendo do tipo de cliente.

No entanto, as empresas concordam que o mercado de altíssima resolução é onde a demanda está aumentando mais rapidamente, e onde o negócio é mais rentável.

Família Kompsat

O Kompsat -3A é a irmão do Kompsat -3, utilizando a mesma plataforma de satélite e de carga útil. No entanto, uma vez que o Kompsat -3A foi colocado em uma órbita mais baixa do que o 3, o primeiro proporciona uma visão mais clara e mais nítida da superfície terrestre.

O mesmo tempo de imagem e capacidade de carga semelhante do Kompsat -3 vai ampliar a capacidade do 3A e ajudar a equilibrar a diferença de cores. Com imagens do Kompsat -3A disponíveis hoje, com resolução de 0,5 metro, além das imagens do Kompsat -3, os clientes têm novas e mais opções a considerar para suprir suas necessidades. Confira a galeria de imagens da família de satélites Kompsat-3.