O Sicredi adotou o OnMaps, solução de inteligência geográfica da Geofusion, para definir as cidades mais atrativas para abrir novas lojas
A expansão de um negócio requer sempre atenção redobrada dos gestores para que seja assertiva e não resulte em prejuízos. Por isso, o Sicredi – instituição financeira cooperativa que possui mais de 1.500 agências distribuídas em 1.098 cidades de 11 estados do Brasil – escolheu o OnMaps, solução on-line de Inteligência Geográfica desenvolvida pela Geofusion, para avaliar os mercados mais promissores e definir sua estratégia.

E os números mostram que a decisão foi acertada – as unidades abertas com base no estudo tiveram um crescimento médio superior ao das demais no segundo ano de vida: 8% nas operações de crédito, 30% no crédito rural, 65% na poupança e 35% de sobra líquida.

A Geofusion é uma empresa de tecnologia que auxilia os gestores na tomada de decisões de negócio. Uma de suas soluções é o OnMaps, que reúne informações sociodemográficas permanentemente atualizadas, que aliadas às bases de dados das companhias auxilia no planejamento estratégico, expansão, marketing, inteligência de mercado, vendas e gestão de negócios, entre outras decisões.

Com o sistema, marcas de diversos segmentos cruzam dados e desenvolvem análises geográficas rapidamente, com flexibilidade e segurança, monitorando o desempenho da companhia em cada uma de suas áreas, acompanhando as mudanças nos mercados – de um quarteirão até o País todo – e traçando ações mais assertivas.

Novos mercados

Após os estudos, o Sicredi detectou oportunidades em mais de 1.600 cidades do Brasil. Contudo, não tinha conhecimento destes mercados e precisava de informações mais aprofundadas, que possibilitassem ponderar e minimizar o canibalismo entre os pontos de atendimento.

“Neste cenário, avaliamos os resultados das agências no segundo ano de vida com outras variáveis, como faixa etária da população, total de domicílios e concorrência, entre outros, para entendermos quais características realmente influenciam os resultados e, a partir daí, definimos pesos para cada um desses fatores”, explica a responsável pela área de Planejamento de Negócios do Sicredi, Michelle Azevedo.Desta forma, os municípios foram ganhando pontos conforme o perfil econômico e demográfico.

Na sequência, a instituição criou o Mapa da Atratividade, responsável por apontar quais eram os municípios mais promissores e quais não tinham estas características. As cidades com mais pontuação relevante foram avaliadas individualmente – a pesquisa considerou renda, demografia, economia e concorrência. Também foi possível analisar a localização de novas unidades e as associações presentes na região.

“O OnMaps é uma ferramenta intuitiva. Fomos criando os mapas com facilidade e filtrando os estados e cidades até chegar no melhor local para as novas agências. Os resultados foram surpreendentes, com um crescimento médio no segundo ano de vida maior do que o das unidades abertas sem o estudo do mercado”, finaliza Michelle.