Ciclistas da Gophr serão equipados com rastreadores CleanSpace Tag™ e LoRa™ para fornecer, em tempo real, mapeamento da poluição do ar pela Grande Londres

DRAYSON 300x300 Drayson Technologies criará mapa de poluição do ar. ConfiraA Drayson Technologies, empresa londrina de tecnologias ambientalmente sustentáveis, anunciou planos para a construção do primeiro mapa detalhado da poluição do ar do mundo para a zona urbana Londres. Para alcançar este objetivo, foram firmadas parcerias com as inglesas Gophr e Inmarsat.

A Gophr equipará 50 de seus mensageiros ciclistas com CleanSpace Tags – sensores portáteis de poluição do ar criados pela Drayson Technologies que são alimentados por sua tecnologia Freevolt. Os couriers também estarão equipados com rastreadores LoRa da Inmarsat, provedor de serviços de comunicações globais móveis por satélite, permitindo que dados precisos sejam coletados em movimento e em tempo real, na altura da respiração, sem utilizar quaisquer sistemas móveis baseados em localização (Location Based Systems) de alto consumo de carga de bateria.

“A rede CleanSpace visa proporcionar o mapa de poluição do ar mais avançado do mundo, usando milhares de sensores pessoais alimentados por Freevolt. Esta parceria reúne a experiência e o empenho combinado da Drayson Technologies, Gophr e Inmarsat, para que os londrinos possam ‘ver’ o ar que respiram e ajudar a criar não apenas uma cidade inteligente – mas uma sociedade mais inteligente”, comentou Lord Paul Drayson, Presidente e CEO da Drayson Technologies.

Durante o percurso dos mensageiros, os dados de monóxido de carbono coletados pelos CleanSpace Tags serão integrados no Air Map, um mapa interativo que mostrará em tempo real os níveis de poluição na localização de cada um. Com previsão de distância total de 17 mil milhas (mais de 27 mil km) a ser percorrida todo mês pelos mensageiros, a quantidade de dados de poluição do ar coletados em áreas internas e externas terá uma escala nunca antes alcançada. Os dados coletados são anônimos e alimentados no aplicativo móvel CleanSpace, juntamente com os dados de outros usuários do Tag, para fornecer aos usuários do sistema dados pessoais e acionáveis de poluição do ar.

“A poluição do ar é um problema global que contribui para cerca de 40.000 mortes prematuras por ano só no Reino Unido. A criação de um mapa preciso da poluição do ar na altura da respiração contribuirá para uma melhor compreensão de como combater este problema e melhorar a qualidade do ar em Londres. Este é o primeiro exemplo de uma rede pública LoRa™ em Londres, e esperamos que esta parceria com Gophr e Drayson será o primeiro de muitos projetos que abordam a poluição do ar nas cidades”, afirma Greg Ewert, Presidente para Mercados Corporativos da Inmarsat.

Já Seb Robert, fundador da Gophr, completa: “Somos uma empresa que se orgulha de utilizar as soluções tecnológicas mais inovadoras disponíveis para tornar o mundo um lugar melhor para se viver. Como uma empresa construída e formada desde o início por mensageiros ciclistas, temos orgulho de usar os nossos recursos para mapear a poluição do ar na capital. Estamos não só entregando um serviço impecável, mas aproveitando ao máximo as numerosas e variadas rotas dos mensageiros em toda Londres para entregar um futuro mais saudável para eles e para a cidade de Londres”.

Veja aqui conteúdos gratuitos sobre GeoLocalização.