O acordo foi assinado entre os dois países durante a recente visita do Ministro de Comunicação e Tecnologia da Informação iraniano, Mahmoud Vaezi, a Moscou no início da semana passada. Vaezi realizou a visita com o objetivo de discutir a cooperação tecnológica com a Rússia

Nos últimos anos, o Irã deu grandes passos para desenvolver sua indústria espacial e construir diferentes tipos de satélites.

Em fevereiro de 2015, o satélite de fabricação nacional do Irã, o Fajr (amanhecer, na tradução literal para o português) foi lançado em órbita e começou a transmitir dados para suas estações na Terra. O satélite fez o seu primeiro contato com as suas estações terrestres horas depois de ter sido colocado em órbita.

O satélite Fajr é caracterizado tecnicamente por possuir uma órbita de 250 a 450 quilômetros. Equipado com sistema de navegação GPS, o Fajr, pesando 52 quilos, é o quarto satélite de fabricação iraniana colocado em órbita, depois de outros três entre 2009 e 2012.

Após o Irã lançar seu primeiro satélite desenvolvido nacionalmente, o Omid (esperança, na tradução literal ao português), em 2009, o país colocou em órbita dois outros satélites, o Rasad (observação) e o Navid-e Elm-o Sanat (mensageiro da Ciência e da Indústria).