O ministro das Comunicações do Irã, Mahmoud Vaezi, disse que Teerã está em negociações com a Agência Espacial Russa (Roscosmos) sobre os detalhes para a construção conjunta de um satélite de sensoriamento remoto, e está tentando chegar a um acordo sobre o valor adequado do projeto

Teerã e a agência russa Roscosmos estão de acordo com a concepção geral para o desenvolvimento e lançamento de um satélite de sensoriamento remoto, voltado às necessidades dos países em questão, e estão negociando o aspectos financeiros do acordo, disse o Ministro das Comunicações Iranianas, Mahmoud Vaezi.

“No momento , estamos em conversações com a Roscosmos sobre os detalhes de implementação do projeto e estamos tentando chegar a um preço adequado”, disse Vaezi. No mês passado, depois de sua visita à Rússia, Vaezi disse que a construção do satélite era esperada para durar dois anos.

Em janeiro, o Diretor Geral da Roscosmos, Igor Komarov, confirmou estarem em curso negociações sobre o lançamento de um satélite para o Irã, acrescentando que a agência espacial russa estava em negociações com o Teerã sobre a possível formação de um astronauta iraniano para uma missão espacial.

Leia mais sobre o acordo entre Irã e Rússia para o desenvolvimento de satélites de sensoriamento remoto